A Inovação e a Sustentabilidade andam juntas

Em um mundo cada vez mais dinâmico e com avanços tecnológicos tão rápidos e impactantes, a inovação se faz essencial. Para atingi-la é preciso explorar, pensar fora da caixa, e sobretudo fazer diferente. É preciso encontrar alternativas mais inteligentes, que sejam capazes de atender a sociedade, de forma contínua, natural e sustentável. Por isso, aqui na Beegreen® a Inovação e a Sustentabilidade andam juntas e para atingirmos esse objetivo acolhemos recentemente três estudantes da Suíça. Kevin, Donavan e Nicolas estão desenvolvendo seu projeto de mestrado para o curso “Master Integrated Innovation for Product and Business Development- Innokick” da Universidade HES-SO, com o nosso apoio. 

Este projeto se iniciou em Março de 2019 e durante três meses do ano passado, foi validado presencialmente aqui na sede da Beegreen®, em Curitiba. O objetivo é se aproximar da realidade brasileira em relação ao consumo consciente e desenvolver novas soluções para a sociedade praticar hábitos mais ecológicos no seu dia a dia. Pois sabemos que a inovação e a sustentabilidade precisam estar conectadas!

Ficou curioso para saber um pouco mais sobre esse projeto? Fizemos uma entrevista com eles, confira abaixo:

– Sobre o que é a pesquisa de vocês?

A nossa pesquisa é sobre as embalagens alimentícias, mais precisamente as de isopor. Dessa forma fizemos alguns estudos sobre o problema (que é gerado após o descarte da embalagem), quando afeta o meio ambiente/natureza e como podemos substituir esse produto, que é tão nocivo na sociedade atual, oferecendo um novo serviço ou produto para que a Beegreen® possa oferecer como solução no mercado nacional.

Leia mais: 5 produtos sustentáveis que sua loja deve ter em 2020

– Como está sendo o projeto?

Está sendo bem interessante, é a primeira vez em que fazemos um projeto especificamente na área de sustentabilidade. Estamos felizes e isso nos incentiva bastante porque acreditamos que a sustentabilidade faz a diferença no mundo atual, pois ela é o futuro.

– Quando será a apresentação do projeto?

Já passamos pela fase de pesquisa e análise da problemática, pela ideação (brainstorming), cenários e finalizamos a primeira etapa do projeto em Dezembro aqui em Curitiba e continuaremos com ele na Suíça até final de Fevereiro de 2020 para validar o conceito final e a prototipagem. Nossa defesa deverá acontecer no final de Março.

– Porque vocês escolheram a Beegreen® como orientadora deste estudo?

Porque achamos a Beegreen® uma empresa com um grande potencial de mercado ecológico e o nosso intuito é de fazer um projeto em colaboração com uma marca que realmente queira inovar, com novos produtos e serviços. Nesse sentido a empresa sempre demonstrou interesses e estamos muito satisfeitos e contentes com a nossa escolha, nós realmente aprendemos bastante com essa parceria que fizemos.

Inovação e Sustentabilidade no desenvolvimento do projeto

Leia mais: Conheça 6 projetos de inovação em economia circular que vão mudar o seu ponto de vista!

– Qual foi a maior dificuldade que vocês encontraram até hoje?

Reunir todas as informações de uma vez só. Desde que iniciamos esse projeto em Curitiba, fizemos pesquisas, entrevistas, brainstormings e concepções. Isso requer uma grande atenção no momento de agrupar todas essas informações, as vezes é até necessário correr atrás de autoridades para validar o nosso conceito, como tivemos que fazer com a vigilância sanitária recentemente.

– Durante a pesquisa o que mais chamou a atenção de vocês?

Confesso que a gente se surpreendeu com a quantidade de isopor que é usado nos restaurantes e afins. Nós sabíamos que o consumo já era enorme, mas não imaginávamos que chegaria a esse nível de quantidade. As entrevistas realizadas também nos ajudaram a observar de forma mais concreta esse cenário, inclusive fizemos uma visita em uma cooperativa de reciclagem de isopor em Curitiba junto com a Beegreen®, isso nos ajudou a tirar uma conclusão: O sistema de reciclagem do isopor no Brasil é ineficaz. Por isso, precisamos realmente oferecer uma solução reutilizável para diminuir o impacto.

Leia mais: O que são os 5R da reciclagem e Hierarquia do Lixo Zero?

– Em relação a Suíça, em que nível o Brasil se encontra em relação a sustentabilidade?

O Brasil é um país que cresce gradativamente, porém no que se refere a sustentabilidade, a Suíça se encontra mais avançada. Por lá, possuímos um sistema de coleta de lixo eficaz e de alta qualidade. Além do serviço de compostagem que é comum ser praticado pelos cidadãos suíços. Ao meu ver, a Beegreen® faz um papel muito importante no mundo atual, principalmente no Brasil, oferecendo novas soluções de reduzir o consumo do descartável na sociedade. Creio que a nova geração deve se preocupar dez mil vezes mais, pois eles que serão as vítimas da poluição causada pelo ser humano atual.

A mudança de hábito começa por você 

Esperamos ser hoje e sempre, inspiração para estudantes criarem produtos e serviços ecológicos e sustentáveis, que possam resolver questões locais e globais para alcançarmos um planeta mais limpo! Que a Inovação e a Sustentabilidade sejam cada vez mais adotadas, pois esse conjunto faz diferença. Por isso, se você tem uma ideia inovadora saiba que estamos abertos para te ouvir, basta enviar um e-mail para: marketing@beegreen.eco.br

Beegreen® é uma empresa ecologicamente responsável, que acredita na sustentabilidade e no consumo consciente. Siga nossas redes sociais, FacebookInstagram e Linkedin para saber de todas as nossas novidades! Quer tornar a sua loja ainda mais sustentável?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os produtos

Precisa de Ajuda?