Como ser mais sustentável: 5 DICAS SIMPLES para mudar sua vida

Ser sustentável requer um tempo de adaptação. É difícil acordarmos um dia e dizermos, “a partir de hoje vou parar de produzir lixo” e efetivamente mudar de estilo de vida. Assim como toda mudança, você pode começar devagar, com pequenas ações que fazem grande diferença no mundo.

Você provavelmente já se perguntou, “do que adianta só eu ser sustentável?” Essa é uma dúvida que pode bloquear várias pessoas. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o aumento de lixo irá passar de 1,3 bilhão de toneladas para 2,2 bilhões de toneladas até 2025.

No entanto, se você tomar uma pequena atitude podemos reduzir a produção de lixo no mundo! O hábito de usar um canudo de inox é bem simples, e se todos tivessem essa iniciativa o consumo de plástico seria reduzido. Ou seja, para mudar o mundo, devemos repensar nossas atitudes. E para te ajudar nisso, separamos CINCO DICAS SIMPLES para você ser mais sustentável.

1- Vida mais sustentável: transportes coletivos ou não poluentes

transporte-coletivo-para-mobilidade-urbana-e-sustentabilidade

De acordo com o  Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), os automóveis são responsáveis por 72,6% das emissões de gases efeito estufa (GEE) só em São Paulo! Esse avanço do efeito estufa intensifica o aquecimento global, aumentando a temperatura do planeta, derretendo as calotas polares, prejudicando diversas espécies e a nossa qualidade de vida.  

Como evitar tudo isso? É simples, deixe o carro descansando na garagem e opte por transportes não poluentes, como as bicicletas. Você só tem a ganhar com isso, pois pratica mais atividades físicas, se livra do congestionamento e contribui para um mundo sustentável!   

“Não tenho bicicleta, nem patins, nem qualquer outro meio de transporte”. Não se preocupe com isso, outra alternativa é o transporte público. Apesar de ainda ser poluente, consegue levar muito mais pessoas que um carro. Que tal pegar o ônibus para ir ao trabalho? Em diversas cidades, como Curitiba, existem linhas com ônibus ecológicos, híbridos movidos a energia elétrica e combustão. Uma iniciativa muito bacana também são os patinetes e bicicletas compartilhadas, que você aluga pelos aplicativos, usa e depois deixa para outra pessoa!

2- Opte por alimentos orgânicos

alimentos-organicos-ajudam-o-planeta-seja-sustentavel

O mercado de alimentos orgânicos é uma realidade crescente no BrasilDados do Instituto Biodinâmico (IBD), demonstram que o nicho registrou anualmente taxas de crescimento de 30% a 50%, se tornando a segunda maior área desse tipo de agricultura no mundo.

Cada dia mais acessíveis, os alimentos orgânicos são bons para todos! Para a sua saúde, afinal são mais naturais e sem veneno. Para a natureza, pois a produção orgânica proíbe o uso de agrotóxicos sintéticos, adubos químicos e sementes transgênicas no cultivo do alimento. Isso protege o solo e a água. Além de beneficiar espécies de insetos, como as abelhas, que só no Rio Grande do Sul teve uma redução de 80% nas populações, em decorrência dos venenos utilizados nas plantações de soja. E, por fim, comprar orgânicos incentiva os produtores locais. Ou seja, seu dinheiro vai direto para garantir o sustento de uma família, e não para uma grande empresa.

Em algumas cidades é possível encontrar feiras específicas de produtos orgânicos, deixando mais prático e natural a sua compra semanal! E se você tem espaço em casa, o que acha de fazer a sua própria hortinha de orgânicos?

3- Promova a coleta seletiva no seu bairro, condomínio e empresa

reciclagem-e-separacao-de-lixo-para-sustentabilidade

A coleta seletiva, embora já incentivada por órgãos governamentais, é algo que o brasileiro ainda não criou a cultura de fazer. O que acaba dificultando o processo de reciclagem, que é fundamental para um mundo sustentável. Com o lixo sendo reaproveitado, os índices de consumo tendem a diminuir e grandes problemas são reduzidos, como poluição, enchentes, morte de animais marinhos e muitos outros.

Você pode ajudar a espalhar esse hábito estimulando o processo no seu condomínio, bairro e empresa. Mas como fazer isso? No primeiro caso, pode falar com seu síndico sobre a iniciativa. Já em sua região, é necessário conversar com vereadores ou com o presidente da associação de moradores. Na empresa, basta conversar com o RH. Mas o fundamental é iniciar a prática em casa, separe o seu lixo orgânico do reciclável que já é um grande passo!

4- Consumo consciente

consumo-consciente-opte-por-compra-a-granel

Uma prática incrível para você que busca uma vida sustentável é o consumir consciente. Quantas vezes você se pegou comprando por impulso? Saiba que o consumo desenfreado é um dos fatores que mais prejudicam o ecossistema, pois todos os produtos que você deseja sofrem um processo de produção que utilizam recursos naturais do planeta. Por exemplo, você sabia que para fazer uma camiseta são gastos 2.495 litros de água?

Então, consuma apenas o necessário, reutilize as embalagens, busque ter uma vida o mais natural possível. Pense em como substituir produtos de vida curta – descartáveis – por produtos que tenham uma alta duração. Desse modo, estará contribuindo significativamente para o mundo e a você mesmo, pois gastará menos, não poluirá tanto e será uma inspiração para quem está ao seu redor.

5- Como ser mais sustentável na prática?

ser-mais-sustentavel-na-pratica

Para ter uma vida sustentável também é necessário utilizar ferramentas ecológicas que causam menos danos ao meio ambiente. Existem diversas opções para você substituir produtos descartáveis por duráveis, veja alguns destaques:

  • Canudos de inox

O canudo de inox é uma ferramenta prática que tem um impacto positivo gigantesco no meio ambiente. Essencial no combate ao consumo excessivo de plástico, é fácil de transportar, higienizar e dura mais de dez anos! Ache o seu canudo ecológico perfeito.

  • Ecobags: uma alternativa às sacolas plásticas

Utilizar uma sacola de pano, ou mesmo de plástico, mas que tenha uma boa resistência, é uma atitude simples e que evita o consumo de milhares de sacolas plásticas. A Beebag, ecobag da Beegreen, é uma bolsa rendada com uma alça de ombro, perfeita para múltiplos usos. É leve e expansiva, fácil de compactar, transportar, fashion, durável e funcional. Excelente alternativa para o uso de sacolas plásticas. Confira mais sobre as nossas bolsas ecológicas.

  • Copos reutilizáveis

Os copos reutilizáveis são essenciais no combate à poluição e ao uso excessivo de copos descartáveis em grandes eventos. Inclusive, é possível comprar esses copos para o seu evento no conceito caução, gerando uma nova fonte de renda e economia. Aliás, temos uns copos bem legais em nossa loja, confere lá!  

Seguindo todas as dicas do texto, você estará contribuindo para um mundo melhor, pois as mudanças iniciam em pequenos gestos, que mesmo sem notarmos, possuem uma força tremenda. E lembre-se, a mudança de hábito começa em nós.

E aí, gostou desse artigo? Então compartilha com os seus amigos nas redes sociais! Aproveite e nos siga no Instagram e no Facebook, para ficar por dentro das nossas ações. Lembre-se, estamos juntos para fazer do mundo um lugar melhor!

Recommended Posts
Comentários
pingbacks / trackbacks

Deixe um comentário