Dia do amigo: 3 SUPER DICAS para uma boa relação de amizade com o planeta

Você ainda lembra dos seus amigos de infância? É engraçado refletir sobre isso, pois mesmo que tenhamos perdido o contato com eles, ainda cultivamos os bons momentos com carinho. Sejam amizades do trabalho, do colégio, da faculdade ou de muitos outros lugares onde construímos laços afetivos.

Mas sabia que não existe uma relação de amizade tão intensa quanto a nossa com a Terra? A natureza é tão perfeita que faz de tudo para vivermos bem. Purifica nosso ar, nos fornece água potável, nos dá alimento. Será que não somos os famosos “amigos da onça” ou as “falsianes” da relação?

Para cultivarmos uma boa amizade com o planeta é necessário revermos alguns de nossos hábitos. Pensando nisso, veja três SUPER DICAS sustentáveis para demonstrarmos toda nossa gratidão ao planeta Terra, garantindo que essa relação de fidelidade, que já dura milhões de anos, continue.

1- Separe e recicle seu lixo

reciclagem-canudo-de-inox-sustentabilidade

Infelizmente, um dos fatores que mais prejudicam o mundo e a própria humanidade são os grandes índices de poluição. Ampliados depois da Revolução Industrial do século XIX são responsáveis por enchentes, contaminações em rios e diversos problemas ambientais que poderiam ser diminuídos com duas ações: separação do lixo e reciclagem.

Para se ter uma ideia, o Brasil produz anualmente cerca de 78,3 milhões de toneladas de resíduos sólidos. Desse valor, mais de dez milhões são compostos apenas por plástico, o que prejudica imensamente a fauna e a flora da nação, além dos cofres públicos. Se o Estado optasse por reciclar esse material, teria um retorno anual de R$ 5,7 bilhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ou seja, reciclar é um ato que faz todos saírem ganhando. Muitas prefeituras já adotaram essa prática, cabe a você fazer sua parte. Caso sua cidade, bairro ou condomínio ainda não tenham essa consciência, converse com autoridades locais ou consulte coletores independentes. Inclusive, existem aplicativos disponíveis para facilitar a coleta. Traga a sustentabilidade para perto de você.

2- Produtos sustentáveis, como o canudo de inox, são alternativas ao plástico

canudo de inox sustentável de verdade tem que ser produzido com consciência!

Uma ação nobre para promovermos a sustentabilidade no planeta é darmos preferência para produtos ecológicos. Eles são alternativas viáveis para o consumo de poluentes como o plástico, que é consumido em larga escala. Produtos descartáveis tão usuais como um canudo ou um talher, fazem um estrago absurdo no meio ambiente, pois demoram séculos para se decomporem e muitos animais os confundem com alimento.

Nós da Beegreen temos dois grandes produtos que são alternativas ao plástico. Um deles é o canudo de inox, substituto dos canudos plásticos descartáveis e que vem conquistando cada vez mais seu espaço no Brasil. Ele alia custo e benefício com vida útil avaliada em mais de dez anos.

Há também nossas queridas “Beebags, alternativas sustentáveis às sacolas de mercado, uma das grandes vilãs do meio ambiente, que levam cerca de 450 anos para se decomporem. Além do mais, mais de um bilhão são consumidas no mundo todo por dia! Imagine o estrago causado ao meio ambiente!?

3- Economize água!

agua

800 milhões pessoas no mundo não têm acesso a água potável. É inacreditável imaginar que em pleno século XXI há pessoas que ainda passam sede. E lembre-se, a água é finita!

Por isso é muito importante mudarmos atitudes básicas em nosso cotidiano, como reduzirmos de dez para cinco minutos o tempo no banho, o que só em SP economizaria mais de 28 bilhões de litros, não deixarmos a torneira ligada enquanto escovamos os dentes e lavamos a louça. Tudo isso, geraria uma grande economia de R$ 10 bilhões ao país. Dinheiro que poderia ser investido em diversos setores, como saneamento básico e água tratada para diversas famílias.

Com essas três grandes dicas, que tal começarmos a exercê-las e compartilhá-las com maior número de pessoas possíveis? Afinal, dependemos imensamente do planeta e de seus recursos naturais. Para preservá-los a prática da sustentabilidade não é apenas essencial, é obrigação do ser humano!

E aí, gostou desse artigo? Então compartilha com os seus amigos nas redes sociais! Aproveite e nos siga no Instagram e no Facebook. Para ficar por dentro das nossas ações. Lembre-se, estamos juntos para fazer do mundo um lugar melhor!

Recommended Posts

Deixe um comentário