A Esponja vegetal é uma aliada da natureza!

beegreen-midias_05_18-23

A esponja vegetal (luffa aegyptica) é uma trepadeira da família da curcubitáceas, originária da Ásia, pode ser encontrada ao redor do mundo devido a sua facilidade de plantio. Conhecida como uma grande aliada da natureza e da nossa beleza, ela pode ser usada tanto para tomar banho, quanto para lavar a louça.

Foto: azabachegarden

Foto: azabachegarden

BELEZA

Suas fibras são um ótimo esfoliante natural que ajudam a remover as impurezas e células mortas, evitando também a formação de pelos encravados. Ajuda a combater a celulite, reativa a circulação, além de dar uma textura aveludada e macia para a pele.

LAVANDO LOUÇA

Para lavar louça ela é perfeita, pois não risca as louças e dura até 6 vezes mais que as esponjas comuns, e é biodegradável. Mas segue um alerta, deixá-la úmida e em local com pouca circulação de ar é um banquete para as bactérias, é preciso higienizá-la.

CUIDADOS

Para isso basta colocar a bucha umedecida no micro-ondas por 20 segundos pelo menos uma vez na semana. Não tem micro-ondas? Então, mergulhe a esponja em um recipiente com água, um pouco de vinagre branco e bicarbonato de sódio, deixe agir por uns minutos, isso matará as bactérias.

DESTINAÇÃO

Se ela mudar de cor ou ficar com cheiro, é chegada a hora de trocar. Já não bastasse todas essas qualidades, no fim da vida útil da esponja ela ainda pode fazer parte da sua composteira doméstica. Mas, antes de acrescentar a esponja a compostagem, é necessário tirar todos os resíduos visíveis e deixar de molho em água fervendo, isso ajudará a retirar todos os resíduos de detergente e outros produtos químicos, aí pode acrescentá-la a compostagem. Com isso você diminui sua geração de lixo e ainda ajuda produtores locais e a natureza, não é uma ótima ideia?  

Tópicos recentes
Showing 3 comments
  • Lu
    Responder

    Como faço a compostagem da bucha vegetal em casa? Grata

    • Beegreen
      Responder

      Você pode colocar a bucha junto aos restos de alimentos e incluir na sua composteira. Caso queira saber mais sobre como compostar em casa, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=jx6Ee_capAU (vídeo rápido explicativo)

pingbacks / trackbacks

Deixe um comentário