ConscientizAÇÃO: a melhor maneira de reduzir o lixo plástico nos oceanos

Você sabia que hoje há aproximadamente 150 milhões de toneladas de lixo plástico no mar? Somente os canudos de plástico representam 4% de todo os resíduos plástico do mundo. Pois é, e o pior é que o tempo de uso estimado é de quatro minutos, enquanto que demoram mais de 500 anos para se decomporem, causando danos profundos a todas as espécies marinhas, inclusive, levando à morte dos animais.

E o consumo de plástico é tão frenético que só os Estados Unidos, por exemplo, 500 milhões de canudos plásticos são usados por dia! De acordo com o Fórum Econômico Mundial de Davos, em 2050 os oceanos terão mais matéria plástica do que peixes. Provocando a extinção de várias espécies de animais marinhos, como tartarugas, baleias e golfinhos.

Com a chegada do verão, o lixo e o descarte incorreto aumentam. Só na cidade de Tramandaí, no Rio Grande do Sul, se registrou um aumento de 500% na produção de lixo, 180 toneladas diárias de resíduos, dados de 2013. Já em 2017, as praias de Salvador (BA), acumularam 1,2 mil toneladas de dejetos em apenas 34 dias da estação.

Mas por que os números são tão grandes? O que acontece é que o verão é um período de férias e calor, combinação perfeita para viajar. E um dos pontos mais desejados dos brasileiros – e de turistas estrangeiros – são as belas praias do nosso litoral. E com a explosão populacional nessas cidades, que geralmente têm população pequena no resto do anos, as prefeituras não conseguem lidar com a quantidade de lixo acumulado, sendo que grande parte delas sequer possuem coleta seletiva.

BAIXE AGORA O NOSSO MANUAL DE PESSOAS SUSTENTÁVEIS

dasafio-zero-descartavel-beegreen

Como diminuir a quantidade de lixo nessa época do ano

A melhor forma de diminuir a quantidade de lixo nessa época é utilizar produtos reutilizáveis – como o nosso canudo de inox e que você pode comprar na nossa loja. Além disso, é essencial andar com uma sacola biodegradável na bolsa para aqueles momentos em que não se encontra uma lixeira nas ruas, além de sempre separar os resíduos na hora de encaminhar para reciclagem e compostagem.

Leia +: O SEU CANUDO REUTILIZÁVEL É ECOLÓGICO DE VERDADE?

Quanto ao plástico descartável, a melhor solução é evitar o seu consumo. Use canudos de inox para as bebidas, copos de vidro ou de plásticos duráveis e garrafas reutilizáveis. Ah, também é válido carregar uma ecobag quando for passear, assim, se você comprar alguma coisa pela rua, não vai necessitar daquela sacolinha plástica.

“Falar é fácil, quero ver fazer” Pois nós metemos a mão na massa!

acao-beegreen-lixo-zero-nas-praias-canudos-de-inox

Pensando em proporcionar conscientização e ampliar o alcance das campanhas por menos lixo, a Rádio Mundo Livre com apoio da Beegreen lançou a campanha #juntosporummundolivre que está rolando desde dezembro de 2018 com dicas de redução de resíduos plásticos na programação da emissora, conteúdo este retirado do manual para uma vida sem descartáveis da Beegreen. Essa parceria é fundamental, pois a rádio consegue atingir milhares de pessoas diariamente e auxiliam na mudança cultural que queremos.

juntos-por-um-mundo-com-menos-residuo-plastico

A campanha também abrangeu coleta de resíduos nas praias do Paraná, com apoio da ONG Parceiros do Mar. Todas as atividades ocorreram no final de dezembro, com mutirões no Morro do Cristo e Praia Brava de Guaratuba, ambas no dia 27, Praia de Leste, Ipanema e Shangri-lá, 28, e por fim, na Praia Central de Matinhos e na Praia Mansa, no dia 30. As limpezas começaram em um ponto de concentração das equipes nessas praias e se estenderam até três quilômetros pela beira do mar.

Com o apoio de 12 voluntários e diversos veranistas auxiliando na coleta manual, sendo que foram coletados 74 sacos de 100 litros, totalizando em cerca de meia tonelada de lixo plástico retirado do litoral. As ações funcionavam da seguinte forma: as pessoas juntavam lixos da areia e levavam na tenda da Mundo Livre, sendo premiadas com um dos nossos produtos, o copo reutilizável ou um canudo reutilizável de inox. Os resíduos mais presentes nas ações eram os plásticos descartáveis, garrafas pet e bitucas de  cigarro.

canudos-de-inox-na-ação-juntos-por-um-mundo-livre

Após o recolhimento, os materiais foram enviados aos pontos de coleta das prefeituras. Mais informações sobre o projeto e novas ações podem ser conferidas no site do programa.

Canudo de inox: mais que um produto, um manifesto!

Nós da Beegreen temos o cuidado de, além de oferecer produtos como ferramenta para a sustentabilidade, gerar conteúdo e informar as pessoas sobre como serem mais sustentáveis e ativistas ambientais por um mundo com menos descartáveis plásticos, estimulando o consumo consciente para a preservação do meio ambiente.

Por isso, realizamos diversas pesquisas para chegar a um produto ideal para nossos clientes. Ecológico e que não cause problemas de saúde. Assim, desenvolvemos o canudo de inox, que não oxida e apresenta segurança para o consumo de alimentos e bebidas.

Essa é uma das nossas ferramentas para preservar o meio ambiente, combatendo o consumo do canudo plástico descartável. Essa é a nossa causa para promover um mundo melhor. Faça você também uma ação de limpeza na praia em que estiver, recolha os seus lixos e pegue mais três que encontrar pelo caminho, e evite os descartáveis, assim de pouco em pouco, vamos mudando a realidade de nosso planeta.

Nossa gratidão.  todos os parceiros e patrocinadores nesta causa, à Rádio Mundo Livre FM por levantar a bandeira e a causa e a todas as pessoas que contribuíram para uma praia com menos lixo.

E aí, gostou desse artigo? Então compartilha com os seus amigos nas redes sociais! Aproveite e nos siga no Instagram e no Facebook. Para ficar por dentro das nossas ações. Lembre-se, estamos juntos para fazer do mundo um lugar melhor!

Recommended Posts
Showing 2 comments
pingbacks / trackbacks

Deixe um comentário