Como posso iniciar minha jornada de vida lixo zero?

Saiba que, poucas pessoas, no Brasil, tem o hábito de separar os resíduos para reciclagem e quando se trata de compostagem, o número é ainda menor. Segundo a última pesquisa Ciclosoft, de 2016, promovida pela organização Cempre (Compromisso Empresarial para a Reciclagem), apenas 18% dos municípios do país tem coleta seletiva. Cientistas americanos descobriram que foram produzidas até agora 8,3 bilhões de toneladas métricas de plástico no mundo.

Desse total, 6,3 bilhões de toneladas se tornaram resíduos e apenas 9% foi reciclado, mas a situação pode se agravar ainda mais. A previsão é de que sejam produzidas cerca de 12 bilhões de toneladas de resíduos plásticos até 2050, sendo uma grande parcela de plástico de uso único, que podem ser evitados.

12
Em 2008, Bea Johnson disseminou para o mundo o estilo de vida lixo zero, juntamente com seu marido e dois filhos, no blog Zero Waste Home (Casa Lixo Zero). A intenção do movimento não é reciclar mais,e sim, reciclar menos, ou seja, gerar menos resíduos.

Aqui no Brasil, a Cristal Muniz, do blog Um ano sem lixo conta como está vivendo uma vida sem desperdício, mais natural e mais saudável.  “Eu não quero mais produzir nenhum tipo de lixo que não possa ser reciclado. Ou seja, não quero precisar enviar mais nenhum resíduo para os aterros sanitários. Só produzirei lixos 100% recicláveis (sejam os papeis, vidros, metais e plásticos ou sejam os compostos orgânicos que podem virar adubo) e, mesmo assim, que eles sejam mínimos e somente os necessários.”

Begreen_DanielaCarvalho-76

Mas como é possível?!

Repensando as atitudes de consumo, como recusar canudo, copos e sacolas descartáveis, passando a comprar alimentos a granel, utilizando-se de composteira doméstica para reciclar os resíduos orgânicos, adquirindo roupas de segunda mão, produzindo cosméticos e produtos de limpeza, entre outros. E o que ajuda muito, é ter sempre consigo um kit lixo zero para carregar por aí e se sentir bem diminuindo seus resíduos:

O importante é começar com o que já tem em casa. Sugerimos no seu kit inicial para se tornar lixo zero:

  • Ecobag: tenha sempre sacolas reutilizáveis consigo estando sempre preparado para uma eventual compra;
  • Canudo reutilizável: tenha sempre com você um canudo reutilizável;
  • Copo reutilizável: carregue sempre uma garrafa ou copo reutilizável. Se esquecer o seu, solicite um durável ao estabelecimento;
  • Guardanapo: Leve o seu próprio guardanapo de pano;
  • Embalagens reutilizáveis: Leve com você seus próprios recipientes para comprar comida e levar as sobras;
  • Talheres: Leve o seu próprio kit de talheres ou peça opções duráveis no local;

Begreen_DanielaCarvalho-96

Temos um material completo com estas e muitas outras dicas para iniciar sua jornada de vida lixo zero!

É só baixar o Guia Prático: para uma vida sem descartáveis que disponibilizamos neste link.

Nós acreditamos nas pessoas eco e sabemos que juntos podemos fazer a diferença, venha você também para o lado verde da força!
Tópicos recentes
Comentários
pingbacks / trackbacks

Deixe um comentário