Desafio Zero Descartável: confira DICAS para ir de Peixinho à Tubarão!

Um desafio bem-sucedido é aquele superado dia após dia. Confira essas dicas simples que farão você ir do nível Peixinho ao nível Tubarão no #DesafioZeroDescartável!

Você sabia que o tempo para a decomposição de plástico pode ser de até 400 anos? Além disso, estima-se que haverá mais plástico do que peixes no mar até 2050 (e sim, a maioria desses plásticos foram descartados por nós).

Felizmente, diversos grupos têm se juntado e criado iniciativas sustentáveis que visam quebrar esse ciclo e mudar essa realidade! É o caso do  #desafiozerodescartável neste mês de Julho Sem Plástico! É um mês todo dedicado a repensar o consumo de plásticos e descartáveis, em busca de uma vida mais sustentável.

No desafio da Beegreen, temos três níveis. O Peixinho, o Golfinho e o Tubarão, cada um deles com especificações de diminuição de consumo de plástico.

Mas como passar por cada um deles? E, mais que isso, como ir do nível Peixinho ao nível Tubarão e se tornar um verdadeiro exemplo de sustentabilidade?

Preparamos um passo a passo com diversas dicas e informações para traçar esse caminho, rumo a uma vida mais consciente e um mundo com menos plástico descartável. Bora lá!

Peixinho – o início da mudança

Toda mudança tem que começar de algum lugar, não é verdade? E, se você começou no nível Peixinho, parabéns! Seu esforço merece ser reconhecido e comemorado!

Para ser um sucesso nesse primeiro nível de desafio, você deve evitar plásticos de uso único. Na prática, isso significa não utilizar copos, canudos e/ou talheres descartáveis. Também evitar ao máximo o uso de sacolas e o consumo de guloseimas que sejam embaladas em plástico, como balas, salgadinhos, amendoins e outros. 

Bom, mas apenas falar é fácil. A gente também te mostra como botar isso em prática: 

  • Ecobag é vida! Duráveis e estilosas, podem servir como uma bolsa descolada ou sacola de compras. A hora de aderir é agora
  • Levar seu kit de sobrevivência para onde for, como copos reutilizáveis e canudos de inox. Ter uma garrafinha só sua (se for de inox, melhor ainda!), onde você for, garante que você esteja sempre hidratado e ainda de bem com a natureza. Não é ótimo? 
  • Evite comprar guloseimas que sejam embaladas em plástico individualmente. Prefira as embaladas em papel. Ou, melhor ainda, faça suas próprias guloseimas! A internet está cheia de receitinhas, e você pode tornar aquele lanchinho da tarde bem mais interessante, delicioso e saudável!

Com essas pequenas – mas muito importantes – atitudes, você já pode se considerar um Peixinho muito bem-sucedido. E, se você achou fácil, que tal levar seu desafio para o próximo nível? Vamos lá!

Golfinho – o desafio continua!

O segundo nível do desafio é para pessoas que já se sentem mais confiantes para repensar o consumo de plástico de uma maneira ainda mais intensa. Por isso, além dos itens eliminados no nível Peixinho, o nível Golfinho também busca reduzir o consumo de descartáveis com tempo de uso curto

Os itens dessa lista incluem objetos como esponjas de limpeza, escovas de de dente, cotonetes, aparelhos de barbear descartáveis, absorventes, entre outros. Desafiador, não é mesmo? Mas te ajudamos! Você pode tomar atitudes como: 

  • Utilizar esponja/bucha vegetal: ao contrário das esponjas tradicionais, que são feitas de plástico poliuretano (o nome é tão difícil quanto a reciclagem desse material), a esponja vegetal é biodegradável e pode ser utilizada como esponja lava-louças ou uma bucha para o banho. Ótimo! 
  • Escova de dentes de bambu: material leve e ainda um bactericida natural, optar por esse tipo de escova é uma ótima opção para substituir aquelas de plástico. 
  • Essa é mais para as mulheres: uma opção mais que ecológica são os coletores menstruais, carinhosamente conhecidos como “copinhos”. Se bem cuidados, eles podem durar mais de cinco anos. Não precisa nem falar que é ecológico E ECONÔMICO, né?

Essas dicas são preciosas para quem quer avançar de nível. Mas caso você se sinta pronto, que tal explorar o nível máximo do Desafio Zero Descartável? Então confira todos os detalhes e vamos lá! 

Tubarão – se tornando a fera da sustentabilidade!

Não é fácil chegar até esse nível, mas também não seria um desafio se fosse muito simples. No entanto, isso não significa que é impossível. Se você já conseguiu ser bem-sucedido nos dois primeiros níveis, anime-se: você está a apenas alguns passos de conseguir se tornar um Tubarão! Mas como esse nível impactará na sua rotina?

De modo geral, além de evitar plásticos com ciclo de vida de menos de 1 ano, deve-se tentar abolir embalagens de xampus, detergentes e produtos que venham armazenados em embalagens plásticas. Isso serve para produtos de limpeza e também para alimentos. Mas como fazer isso? 

  • Produtos de limpeza: você pode fazer seus próprios ou à granel e utilizar suas próprias embalagens reutilizáveis 
  • Xampu: além da bucha vegetal, citada anteriormente, você consegue encontrar diversos xampus em barra ou sem o uso de embalagens plásticas em lojas especializadas em cosméticos.
  • Alimentos embalados em plástico? Pense novamente. Prefira levar seu próprio recipiente para comprar frios, em vez das temíveis bandejas de isopor do supermercado. Para produtos como macarrão, tente encontrar embalagens que sejam feitas de papel. Um dica de ouro aqui é ir conversar na loja a granel perto da sua casa e ver se você pode levar os seus potes para fazer as compras. O legal disso é que em algumas lojas você consegue comprar de tudo, desde ervas para chás até arroz e feijão.

A dica mais importante 

Apesar de todas as sugestões acima, a mais importante é: comece. Independente do nível, é importante tomar a iniciativa de um gesto que certamente trará diversos benefícios para o planeta. Lembre-se sempre da frase da Anne-Marie Bonneau: 

“Nós não precisamos de poucas pessoas fazendo o lixo zero perfeitamente. Precisamos de milhões de pessoas fazendo imperfeitamente”.

“Nós não precisamos de poucas pessoas fazendo o lixo zero perfeitamente. Precisamos de milhões de pessoas fazendo imperfeitamente”.

Você com certeza consegue, e nós estamos aqui para apoiar você! Se quiser nossa ajuda, pode entrar em contato pelas redes sociais (Facebook e Instagram) e lembre de compartilhar o seu dia a dia sendo mais lixo zero pela hashtag #desafiozerodescartavel.

Tópicos recentes

Deixe um comentário