O seu canudo reutilizável é ecológico de verdade?

Uma das questões em que a Beegreen® mais cuida é a qualidade do produto que chega a seus clientes. Por isso, pesquisamos e estudamos durante um tempo qual seria o melhor material e a melhor forma de fabricar o nosso canudo ecológico, de forma a atender os três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômico.

Neste sentido, a decisão de fabricar no Brasil e não simplesmente importar um canudo chinês,  pesou muito na balança, afinal , somos uma empresa brasileira, curitibana, idealizada por duas mulheres, mães, e pioneiras no mercado de canudos de inox no Brasil. Com isso, sentimos compromisso com o nosso mercado interno, gerando empregos e impactos socias positivos, além de conseguir um produto de qualidade superior.

Em 2017 quando as nossas ações iniciaram, comercializar os canudos não era tarefa fácil, pois poucas pessoas acreditavam na proposta. Mas em 2018 o cenário mudou. Com a popularidade e os apelos midiáticos dos impactos dos plásticos descartáveis, a demanda do produto no Brasil cresceu e diversas outras empresas entraram no mercado.

Com isso, no segundo semestre de 2018 já foi possível verificar no mercado brasileiro canudos chineses sendo comercializados de forma virtual em lojas populares, como Mercado Livre, bem como em lojas físicas que passaram a revender o produto da China.

canudo de inox sustentável de verdade tem que ser produzido com consciência!

Canudo de inox importado faz mais mal que bem

Quando falamos de sustentabilidade estar atento ao conceito “Quilômetro Zero” é fundamental, pois o objetivo maior é oferecer um produto com o menor impacto ambiental possível. Assim, o transporte intercontinental por navios ou por aviões acarretam em muito mais poluição, tanto por conta da queima de combustíveis quanto pelo impacto do lixo no oceano, visto que a prática do descarte de resíduos por navios chineses é comum de acontecer antes do navio atracar nos portos. Isso é possível de comprovar por meio de pesquisas que encontram embalagens de alimentos e bebidas de origem chinesa em diversas praias pelo Brasil.

Além disso, os navios emitem cerca de 1.1 toneladas de poluição particulada globalmente a cada ano, segundo cientistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. Eis o porquê de os navios serem ainda mais poluidores: eles liberam poluentes orgânicos, como o carbono negro, que são responsáveis por metade das emissões de gases do efeito estufa e não são abrangidos pela regulamentação existente. Além disso, os navios emitem sulfato, uma substância altamente perigosa para a saúde humana e que pode se alojar em órgãos importantes, como os pulmões.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) atualmente existem 13 mil pedaços de resíduos plásticos flutuando por km² do oceano, podendo chegar a 18 mil por km², sendo que o transporte marítimo é responsável por 20% da contaminação de lixo marinho, segundo o PNUMA.

Canudo de inox brasileiro ou canudo chinês?

A Beegreen® foi construída dentro do conceito de que as pessoas desejam ser mais sustentáveis, mas precisam das ferramentas e da educação necessária para facilitar essa prática no seu dia a dia. Todos queremos internalizar o saudável hábito de reutilizar utensílios, e não os usar uma única vez e descartá-los, como é o caso dos canudos plásticos descartáveis. Para tanto, era preciso fornecer informações para suprir as dúvidas e anseios da população.

Pensando nisso, não bastava somente oferecer a solução, mas ensinar as pessoas a utilizá-la. Desde o início, uma vasta programação com conteúdo ambiental é disponibilizada no Instagram todos os dias. Além disso, criamos e disponibilizamos gratuitamente conteúdos originais e didáticos com o objetivo de ajudar a construir uma rede de pessoas organizadas numa nova cultura: a cultura do reutilizável.

Veja abaixo os motivos que fazem o canudo de inox nacional ser muito melhor do que o importado

1- Fortalece a economia do Brasil

Estimula o empreendedorismo brasileiro e a arrecadação de impostos, além de gerar renda e empregos locais. Os produtos importados não geram empregos no país em que são vendidos e muitas vezes prejudicam a geração de renda das famílias, já que pessoas podem perder seus empregos pela falta de demanda nas empresas nacionais.

Além disso, produtos chineses adquiridos em lojas virtuais e importados para o Brasil, não acompanham Nota Fiscal, ou seja, não pagam imposto. E esta é uma das razões do preço tão baixo em comparação com o mercado nacional. Quando não há arrecadação de imposto, não há crescimento de infraestrutura, educação, saúde em nosso país, pois o recurso de sua compra foi para outro país.

2- Garantia de procedência

A China é um dos países que mais queimam carvão mineral, recurso natural não renovável e de alto impacto ambiental. Os canudos Beegreen® são fabricados com aço produzido 100% com carvão verde, proveniente de florestas plantadas. Ou seja, recurso natural renovável e menos poluente.

3- Garantia de devolução e ressarcimento

O Brasil é um país no qual o consumidor possui garantia de compra e de qualidade assegurada por meio da devolução do produto e do seu ressarcimento. Porém, com produtos provenientes do mercado chinês, não há garantia nenhuma de recebimento dos produtos, bem como de garantia de qualidade ou de possível reclamação ou devolução.

4- Controle de qualidade

Os canudos Beegreen® possuem certificado de qualidade que assegura a composição correta do inox para o uso na alimentação, uma categoria de aço nobre, o 304. Isso é muito importante, pois é comum encontrar canudos fabricados com o inox da China com alto teor de ferro, o que o torna facilmente corrosível, ou seja, enferruja ao longo do tempo.

5- Produção certificada

A produção dos nossos canudos de inox é certificada com o ISO 9.001, que demonstra que a nossa empresa é comprometida com padrões internacionais de qualidade e de melhoria contínua de processos de qualidade.

6- Fortalecimento da rede local

A Beegreen® é empenhada em oferecer de forma cada vez mais acessível o canudo de inox como ferramenta para as pessoas urbanas serem mais sustentáveis e evitarem o plástico descartável. Por isso, fortalecemos cada vez mais uma rede de mais de 160 revendedores regionais, que passam a oferecer nossos produtos em suas lojas físicas, gerando oportunidades de negócios, empregos e conscientização ambiental Brasil afora.

7- Tempo de entrega e entrega garantida

É comum ficarmos sabendo de pessoas que realizaram compras em lojas virtuais chinesas e ficaram meses aguardando o produto chegar. É extremamente comum essa demora, e algumas das vezes o produto não chega à mão do comprador, e este não consegue reaver o valor da compra ou abrir uma reclamação. Com a Beegreen®, o comprador é assegurado da entrega de seus produtos pois seguimos a Lei de Direito do Consumidor, e com tempo médio de atendimento e entrega de 15 dias para grandes pedidos e pedidos personalizados e de 3 dias para produtos comercializados na nossa loja virtual.

8- Atendimento e suporte acessível

A Beegreen® mantém seus canais de comunicação abertos para o relacionamento com o consumidor. Quaisquer dúvidas e reclamações são facilmente resolvidas pelo time da empresa, o que garante a satisfação do cliente.

9- Produtos falsificados

Todos sabemos que a China possui histórico de falsificação de produtos de grandes marcas. Hoje em dia ainda é muito comum que isso aconteça, e há cada vez mais no mercado brasileiro canudos chineses falsificados com a marca da Beegreen®, confundindo o consumidor e se aproveitando do mercado, o que constitui um ato ilegal e com consequências judiciais para quem pratica e comercializa estes produtos.

10- Higienização dos canudos

Todos os canudos Beegreen® antes de saírem da central da empresa são higienizados em alta temperatura para retirada de quaisquer sujeiras, estando aptos para a utilização humana assim que recebidos pelo consumidor. É comum encontrarmos canudos no mercado com restos de óleos e rebarbas, que podem machucar as pessoas. Essa higienização garante que o canudo chegue perfeito para o cliente, com a satisfação garantia.

11- Tempo de reposição dos produtos

Com uma ampla cadeia de revendedores, a Beegreen® tem capacidade de reposição a cada 15 dias para seus clientes e revendedores, frente há alguns meses de demora e problemas de burocracias do produto proveniente da China.

Canudo de inox, onde comprar?

Dessa forma conseguimos entender que a solução completa e verdadeira para o combate à poluição se dá alimentando o mercado interno e evitando o transporte marítimo, optando por empresas que levantam e se vestem com a bandeira que defendem. Por isso mesmo nossas embalagens não levam plástico! Este ponto é muito importante para que o consumidor não se deixe enganar por empresas que somente querer lucrar e não se preocupam verdadeiramente com o meio ambiente. Além disso, possuímos o selo Eu Reciclo para logística reversa das embalagens de papel dos nossos produtos.

Lembre-se, o poder de escolha e compra é sempre do cliente. Optar por empresas que praticam a sustentabilidade na prática, e não somente no discurso, é optar por fomentar marcas com propósito de fazer a diferença no país.  Portanto, fortaleça o comércio local, compre de quem tem compromisso com a causa ambiental. Compre com a Beegreen®.

Recommended Posts
Comentários
pingbacks / trackbacks

Deixe um comentário