Coisas que toda empresa deveria implementar em seu cotidiano para ser mais sustentável

Pensar de maneira consciente e coletiva é uma boa forma de se preocupar com o futuro do meio ambiente e da sociedade, sabia? Ser sustentável no ambiente empresarial é saber definir ações e iniciativas pertinentes ao dia a dia da instituição, que têm papel fundamental na disseminação e no fortalecimento das ações através de seus colaboradores. Forma-se assim, uma rede de pessoas conscientes que levam para suas casas, famílias e amigos, as práticas adotadas no ambiente corporativo. São pequenas ações do dia a dia e na mudança de atitudes que habitam os maiores benefícios. Confira algumas dicas abaixo:

IMG_4781

1 – Adote um copo para chamar de seu!

Uma das formas de gerar menos lixo empresarial é a substituição de copos descartáveis pelos reutilizáveis, dessa forma uma empresa com 200 funcionários economizará 60.000 copos descartáveis por ano. Prefere garrafas em vez de copo? Não tem problema, escolha uma garrafa reutilizável (ela pode ser de vidro, inox, ou outro material não prejudicial à saúde).

Leia + O hábito de consumo de descartáveis

2 – Evite cartões de visita

Importantes na hora de apresentar o seu empreendimento, o cartão de visita pode ser substituído por uma comunicação online, como anotar o telefone da pessoa na hora por exemplo. Mas, caso seja indispensável esta forma de se comunicar, opte pelo papel reciclado.

3 – Separe os resíduos em 3 categorias

A Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê a separação de resíduos em 3 categorias: recicláveis, orgânicos e rejeitos. Que tal adotar em sua empresa? Esta é a forma mais correta de garantir que seus resíduos estejam indo para os locais corretos.

201809072019025504

4 – Promova uma composteira na sua empresa!

Que tal você propor uma composteira no seu ambiente de trabalho? É uma boa alternativa para reciclar os resíduos orgânicos dos colaboradores da sua empresa, além disso é vista como uma das soluções ambientalmente mais seguras e sustentáveis do mundo moderno. Destinar resíduos orgânicos ao processo de reaproveitamento ainda diminui a pressão sobre os aterros sanitários e vai de encontro à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que tem como objetivo a transformação das características do material em produtos ricos em nutrientes e favorece a redução da poluição do solo, água e ar.

Leia + Como iniciar compostagem em casa

5 – Reduza a utilização de papel

As impressões são os maiores vilões do mundo empresarial, por isso vale a pena investir na redução delas pela digitalização de documentos. Caso seja extremamente necessário a impressão, é possível separar papéis de rascunho para este fim ou utilizar folhas recicláveis. Lembre-se sempre de reciclar este material e descarta-los de forma correta, no reciclável.

o-que-e-pilha-saiba-quem-descobriu-e-os-tipos-de-pilhas-atuais-1-780x409

6 – Recicle os cartuchos de tinta, lâmpadas e pilhas

Existem lojas especializadas em todo Brasil que recarregam cartuchos de impressoras antigos com tinta nova, se feito corretamente, seu cartucho pode ser carregado diversas vezes antes de ter que ser descartado permanentemente. Também é possível fazer a reciclagem retornando lâmpadas, pilhas e cartuchos para lojas especializadas na venda destes produtos. Por lei, os fabricantes, comerciantes, distribuidores e consumidores participam de forma conjunta na logística reversa para que estes resíduos possam de fato voltar para as fábricas.

7 – Economize energia

Uma das soluções para economizar energia no ambiente de trabalho é apagar as luzes das salas vazias e voltar a acendê-las apenas quando realmente for utilizar aquele ambiente. Usar o ar condicionado com moderação também é outra solução, já que alguns lugares (que possuem um grande número de janelas e outras saídas de ar) se vê desnecessário a utilização deles, podendo ser substituídos por ventiladores, uma alternativa mais barata e que reduz o consumo de energia elétrica.

Begreen_DanielaCarvalho-76

8 – Substitua sacolas plásticas

Disponibilize ecobags coletivas para compras na rua dos colaboradores da sua empresa, dessa forma você consegue reduzir o impacto no meio ambiente e inspira uma nova forma de agir diante da geração de resíduos e do consumo em si. Outra substituição bacana é trocar os sacos plásticos do banheiro por sacos de papel, pois são biodegradáveis e se decompõem com facilidade.

Leia + Você sabe quais plásticos não são recicláveis?

Por que é importante limpar as embalagens antes de encaminhá-las para reciclagem

Por que não devemos misturar resíduos orgânicos com rejeitos?

Dicas bônus: Troque os mexedores de café por colheres duráveis ou palitinhos de madeira. Incentive a carona solidária entre a sua equipe de trabalho. Implemente um bicicletário na empresa. Converse com seus fornecedores para que não coloquem produtos em sacos plásticos.Repense os eventos internos e seus impactos, aproveite o Guia prático: para uma vida sem descartáveis e o E-book: Como organizar um evento sustentável.

Seja um agente multiplicador, condutas simples como estas acima dentro e fora do ambiente de trabalho, podem ser significativas para o meio ambiente e para os seus colegas que verão em você uma fonte de inspiração sustentável. Lembre-se: Pequenas atitudes fazem toda a diferença!

 

Recommended Posts

Deixe um comentário