Por que é importante limpar as embalagens antes de encaminhá-las para reciclagem

Quando descartamos os materiais recicláveis sem realizar nenhuma limpeza prévia prejudicamos o processo de reciclagem. Você sabe por quê?

Imagine uma caixa de leite que foi descartada com aquele resto dentro. Essa caixa ficará dentro do coletor por alguns dias, passando pela sua casa e condomínio, será pega pela coleta seletiva na rua, chegará no local de reciclagem e aguardará até o momento da triagem para posteriormente, caso esteja em condições adequadas, ser reciclada.

Considerando todo o período em que a caixa ficou suja (com resíduo orgânico), imagine o mau-cheiro, a proliferação de fungos e bactérias, os insetos e outros animais atraídos pela decomposição daquele resto de leite. Além disso, essa caixa se misturará com outros materiais recicláveis e, consequentemente, os contaminará, podendo até mesmo inviabilizar o processo da reciclagem.

Ok! Já deu para perceber a importância de sempre limpar as embalagens antes de descartá-las. Mas lavar todas as embalagens não é um desperdício de água? A resposta é sim. Contudo, existem formas alternativas de realizar a limpeza das embalagens sem causar desperdícios.

Primeiro, a limpeza de que falamos não significa que você precisa lavar cada embalagem com água e sabão e, depois, enxaguar. Uma limpeza eficaz pode ser básica, retirando apenas o excesso de restos de alimentos. Ou seja, uma passada de água já é suficiente, até porque esses materiais passam por um processo de lavagem no local de reciclagem.

Contudo, como no Brasil o processo de reciclagem é muito diverso, não temos como nos certificar de que toda empresa realizará o processo de reciclagem tomando os devidos cuidados. Então, na dúvida, é melhor sempre limpar as embalagens.

Agora, veja algumas dicas práticas de como realizar a limpeza das embalagens por meio do consumo consciente de água:
  • Tente retirar o máximo de resíduo sem utilizar água, mas caso não haja opção e você tenha que lavar, faça uso de água reaproveitada, como a da louça, por exemplo;
  • Em garrafas plásticas, de vidro e embalagens longa vida, coloque um pouco de água, chacoalhe e despeje o conteúdo. Isso será suficiente;
  • Embalagens de produtos que deixam bastante resíduos como de maionese, manteiga e leite condensado, podem ser colocadas na pia enquanto você lava a louça, reaproveitando assim a água e o sabão utilizados na lavagem dos demais utensílios;
  • Embalagens feitas com papel como as caixas de pizza, por exemplo, devem ser separadas. As partes que estiverem limpas devem ser direcionadas à reciclagem, as que estivem sujas não. Lembre-se que guardanapos e papel higiênico, ainda que limpos, não são recicláveis;
  • Não é necessário lavar todas as embalagens direcionadas ao descarte. Alguns exemplos delas as embalagens de grãos (arroz, feijão, etc.) e as materiais de limpeza domésticos.

Com todas essas dicas, agora você está apto a participar ativamente no processo de reciclagem no nosso país. Um pequeno esforço somado a uma dose de consciência ambiental é capaz de reduzir o impacto causado por essas embalagens, contribuindo de forma positiva para o processo de reciclagem e, sobretudo, para o bem do nosso planeta.

Todos os produtos

Entre em contato!