10 passos para ressignificar o seu Natal e torná-lo mais lixo zero

Diante da realidade em que estamos inseridos atualmente, você sabia que o Natal é uma das épocas em que se mais consome? A data, uma das mais aguardadas do ano, é o momento ideal para reunir a família e amigos mais próximos, de fazer todas as dietas caírem por terra, de trocar presentes e relembrar histórias. Mas, que tal fazer isso tudo de forma mais sustentável e lixo zero?

 

Confere abaixo o checklist do bem:

1 – Escolha presentes de marcas em que você se identifica com o propósito. Dê preferência à pequenas empresas e lojas, de mulheres e que sejam locais e que o benefício de sua compra seja revertido às suas famílias e não para engordar o lucro de sócios já milionários. Valorize empresas que praticam a responsabilidade socioambiental.

2 – Lembre-se que o valor do presente deve estar mais relacionado ao seu significado e a sua criatividade do que ao preço. Por isso, que tal fazer o seu próprio presente sustentável? Abaixo você vai encontrar algumas dicas.

3 – Precisa ir às compras?  Vá a pé, transporte coletivo ou de carona, dessa forma você emite menos gás carbônico, colabora com o trânsito, aprecia melhor a cidade e economiza com estacionamento. Leve suas ecobags porque com certeza irão lhe oferecer sacolas plásticas no comércio. Aproveite a oportunidade para conversar com os lojistas e comerciantes sobre a sua opção de usar sacolas retornáveis.

4 – Opte por embalagens de presente mais simples, como de papel ou pano ou que possam ser reutilizadas. Embalagens plásticas e metalizadas não serão recicladas.

5 – Use a criatividade em enfeites sustentáveis ou reutilize os que já tem em casa. vale usar folhas secas, ramos de plantas, pinhas, origami, etc.

6 – Escolha presentes que não possuem plástico em sua composição e em suas embalagens. Na lista do amigo secreto ou de presentes da família, deixe claro sua exigência de não ter plásticos envolvidos;

7 – Nas festas de fim de ano, use tudo durável: louça, talheres, copos, guardanapos de pano;

8 – Na hora de preparar a ceia, dê preferência a frutas e vegetais cultivados na sua região ou em local próximo, melhor ainda se forem frutas da época. Que tal uma ceia com insumos de produtores e cooperativas locais? Evite frutas importadas e fora de época pois demandam muito mais recursos para serem produzidas e transportadas.

9 – Dê preferência a produtos orgânicos da comunidade rural mais próxima de você.

10 – Composte os resíduos orgânicos da sua ceia de Natal, as minhocas vão adorar participar dessa celebração.

11- Evite bexigas e decorações natalinas chinesas, plásticas e com glitter. Geralmente a composição dos enfeites de natal são tóxicas, nada sustentáveis e ainda por cima, baratas e de baixa qualidade.

12 – Planeje muito bem a compra de alimentos. Opte por fazer uma ceia vegetariana e não exagere, faça os pratos na medida para a quantidade de pessoas confirmadas. Reaproveite de forma inteligente os alimentos da ceia para o almoço de Natal e de Ano Novo.

Dica bônus: Dissemine o consumo consciente nas festas de final de ano, seu exemplo pode surpreender e inspirar outras pessoas!

Ideias de decoração Natalina Lixo zero

Fonte: Thera Design

Fonte: Thera Design

Foto: Casal Mistério

Foto: Casal Mistério

Foto: Hello Blogzine

Foto: Hello Blogzine

Foto: Hello Blogzine

Foto: Hello Blogzine

Foto: Dans Le Sac

Foto: Dans Le Sac

Recommended Posts

Deixe um comentário