COMO INICIAR COMPOSTAGEM EM CASA

Tendemos a acreditar que nossa responsabilidade em relação aos resíduos que produzimos se encerra no momento que os tiramos o saco de lixo da nossa casa, não é mesmo?! Pois é, mas essa questão merece uma atenção especial.

Segundo os dados divulgados pelo Compromisso Empresarial para a Reciclagem (CEMPRE), cada brasileiro gera, em média, de 700 a 950 gramas de resíduos diariamente. Já imaginou essa proporção em uma família de 4 ou 5 pessoas?! Com base nisso e considerando esse número tão expressivo, é sumamente importante que o descarte desses resíduos seja feito de forma correta, evitando que os materiais recicláveis, os rejeitos e os resíduos orgânicos se misturem (sobre esse assunto, clique aqui). Mas você sabia que, desse total, cerca de 600 gramas correspondem apenas ao lixo orgânico?

Infelizmente, essa imensa quantidade de resíduos orgânicos é diariamente direcionada aos lixões e aterros, acarretando na contaminação do solo e dos lençóis freáticos, além da emissão do gás metano. Mas não se desanime, esse cenário tem solução. Pensando nisso e visando a adoção de hábitos sustentáveis, uma alternativa a essa nada promissora realidade é a ideia de nos responsabilizarmos pelos resíduos orgânicos que geramos.

A mudança de hábito se baseia no processo de compostagem, mais especificamente, na composteira doméstica. Por meio dessa técnica, a compostagem dos resíduos orgânicos acontece com o auxílio das minhocas, gerando, ainda, o humo de minhoca (também conhecido como vermicomposto), um excelente adubo orgânico.

Por isso, a Beegreen é parceira da Morada da Floresta, empresa que idealiza e fabrica a composteira doméstica HUMI, a ferramenta perfeita para compostar seus resíduos domésticos.

Com a composteira HUMI, grande parte dos resíduos orgânicos que geramos podem ser corretamente descartados, como por exemplo, restos de frutas e vegetais, diversos tipos de grãos, folhas de chá, cascas de ovo e até mesmo a borra de café. Nesse sentido, a praticidade da composteira doméstica consiste justamente no fato de que pode ser adotada na sua casa, apartamento ou onde você achar necessário. A prática demanda apenas uma manutenção periódica, é livre de odores e contribui imensamente com a mãe natureza.

De forma resumida, após inserir os resíduos na composteira, a manutenção consiste em cuidados para que as minhocas se mantenham saudáveis e possam garantir o funcionamento de todo o sistema. Para isso, a areação, ou seja, mexer o material periodicamente, é de grande importância, além do esvaziamento e da coleta semanal do líquido gerado no decorrer do processo.

A HUMI é perfeita para apartamentos e casas. Veja como é fácil:

humicomposteira

O QUE PODE À VONTADE:

oqpode

O QUE PODE COM MODERAÇÃO

oqpodecommode

O QUE NÃO RECOMENDAMOS:

oqnaoreocmen

A Beegreen acredita nessa ideia, afinal, verdadeiras mudanças acontecem quando cada um faz a sua parte, não é?! A nossa composteira doméstica foi especialmente projetada para atender a necessidade de mudança quanto à forma como realizamos o descarte dos resíduos orgânicos e, como um design diferenciado, está pronta para atender a essa necessidade de forma mais cômoda.

Invista nesse hábito, bee green! Adquira já a sua: https://beegreen.eco.br/loja

 

Tópicos recentes
Comentários
pingbacks / trackbacks

Deixe um comentário