Prepare-se para o Julho Sem Plástico: participe do Desafio Zero Descartável

No mês do Meio Ambiente a nossa vontade de mudar o Brasil e o mundo só aumenta! Segundo o Ministério do Meio Ambiente, os brasileiros geram por ano mais de 70 milhões de toneladas de resíduos sólidos, sendo 45% composto por plástico. Além disso, 77,5% dos municípios brasileiros não realizam a coleta seletiva, ou seja, grande parte dos resíduos são perdidos, indo parar em bueiros, rios, lagos, mares oceanos, lixões e aterros. Isso mostra o quanto ainda precisamos refletir e evoluir nesta caminhada contra a poluição plástica, que já é considerada uma das grandes crises da humanidade!

Nós da Beegreen, desde o início estamos colaborando nesse processo de mudança cultural. E para potencializar a rede de pessoas que se importam com a poluição plástica, promovemos mais uma vez, no mês de julho o Desafio Zero Descartável junto ao Julho Sem Plástico, que tem como objetivo inspirar e informar pessoas e organizações sobre como viver sem usar tanto plástico descartável.

Como mudar de hábitos?

O grande passo para mudarmos essa realidade é a conscientização sobre nossos atos. Você já se perguntou quanto lixo produz anualmente? De acordo com dados da décima edição do estudo Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, anualmente o brasileiro produz cerca de 383 kg de lixo por ano! Bastante coisa, né!?

Veja abaixo oito passos que podem contribuir para a redução desse índice:

  • Consuma apenas o necessário;
  • Opte por produtos orgânicos e sem embalagens embalagens;
  • Elimine o plástico descartável da sua vida;
  • Monte seu kit lixo zero (canudo de inox, ecobag, copo, talheres);
  • Encaminhe seus resíduos corretamente;
  • Aproveite o que dá pra reutilizar;
  • Ao invés de comprar, troque, reinvente;
  • Use produtos ecológicos;
  • Doe o que não utiliza mais.

Esses hábitos são fundamentais para alterarmos nosso estilo de vida consumista. Assim você contribuirá para a redução do plástico no meio ambiente, promoverá a reutilização e ampliará a atuação do mercado ecológico.

Por mais simples que pareçam, essas atitudes quando praticadas por um grande número de pessoas têm um impacto gigantesco no ecossistema.

Participe da mudança de hábitos para um Brasil com menos descartáveis conheça o Desafio Zero Descartável

E como a missão funciona? O #desafiozerodescartavel acontece durante todo o mês de julho, junto ao desafio mundial #PlasticFreeJuly ou #julhosemplástico. Para participar nós temos um passo a passo para te ajudar:

  1. Analise seu lixo de uma semana e verifique quais itens descartáveis você mais utiliza;
  2. Acesse a página do Desafio e escolha o nível e período que irá aceitar;
  3. Elabore um plano de ação e identifique locais e pessoas que possam colaborar com sua nova rotina lixo zero e divulgue sua escolha nas redes sociais utilizando a #desafiozerodescartavel
  4. Comunique sua família e amigos sobre a sua decisão de passar esse período sem plásticos descartáveis para obter apoio, suporte ou até mesmo mais adeptos 😉
  5. Compartilhe vídeos, fotos, registre sua evolução, dificuldades e dicas de como superá-las usando sempre a #desafiozerodescartável

Você também pode entrar no grupo do Facebook para compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas.

O desafio vale para tanto para pessoas quanto para empresas. Queremos incentivar a criação de programas, metodologias e estratégias que despertem o consumo consciente nas pessoas e instituições. O desafio tem três níveis de dificuldade que fica a critério do participante escolher:

  • Nível peixinho (fácil)

O nível fácil consiste em evitar plásticos de uso único, como: copo, garrafas, talheres, canudos, embalagens de guloseimas, dentre outros.

  • Nível golfinho (médio)

Já o nível médio se baseia em não utilizar, além dos itens do nível fácil, descartáveis com tempo de uso curto, como esponjas de limpeza, escova de dente de plástico, cotonete com bastão de plástico, aparelhos de barbear descartáveis, dentre outros produtos.

  • Nível tubarão (difícil, mas não impossível!)

O nível hard tem como objetivo evitar todo o tipo de plástico que tenha ciclo de vida menor do que um ano, como os itens dos desafios anteriores, e produtos como embalagens de shampoo, detergentes e outros que venham em recipientes plásticas, à exemplo de itens de limpeza e alimentos.

anne-marie-bonneau

“Não precisamos de poucas pessoas praticando o lixo zero perfeitamente. Nós precisamos de milhões de pessoas praticando de maneira imperfeita” – Anne Marie Bonneau

Confira como foram as edições anteriores

Confira também como foram as edições passadas do Desafio Zero Descartável, que contaram não só com a participação de grandes empresas, mas também celebridades. Veja as fotos:

 

A Beegreen também está convidando diversas marcas e instituições a participarem em conjunto deste desafio, visando um ambiente de trabalho menos plastificado.

Para que todos compartilhem suas conquistas e desafios na jornada, estamos disponibilizando acesso a conteúdos exclusivos e informações sobre como evitar o uso de plástico no seu dia a dia. E aí, vai encarar?

Clique no banner abaixo e confira os materiais!

 

Aproveite e compartilhe o artigo com os seus amigos nas redes sociais! Nos siga também no Instagram e no Facebook para ficar por dentro das nossas ações. Lembre-se, estamos juntos para fazer do mundo um lugar melhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os produtos

Precisa de Ajuda?