O impacto do Copo plástico descartável no Meio Ambiente

O canudo de plástico descartável não é o único vilão do meio ambiente, sabia? Ele anda lado a lado e de mãozinhas dadas com o copinho de plástico descartável, outro inimigo ambiental! O uso dele não costuma ser muito comum em residências, salvo em festas e eventos, de modo que a maior parte da produção do copinho é usada em ambientes corporativos e estabelecimentos comerciais. O Brasil produz cerca de 100 mil toneladas de copos plásticos por ano e o potencial de reciclagem deste produto acaba por não ser satisfatória, sendo a maior parte descartada incorretamente, agravando assim a poluição do planeta. Mas, existe alguma alternativa? Existem várias para a nossa sorte e precisamos cada vez mais buscarmos por elas, por isso segue algumas dicas abaixo:

  • Ande sempre com o seu copo reutilizável dentro da bolsa;

1f0f8e5772552a96d054d2d1d86bda40

  • O seu copo reutilizável pode ser de: inox, vidro, porcelana ou até de plástico durável (dê preferência aqui ao copo eco feito de PP05, pois ele tem 25 vezes menos impacto sobre o meio ambiente do que todas as outras opções descartáveis e não libera bisfenol-A);
  • No trabalho: Adote uma caneca ou copo para chamar de seu;
  • No restaurante: Opte por copos duráveis, caso o restaurante/lanchonete ofereça de plástico descartável, peça um de vidro e explique o motivo pelo qual você está fazendo esta troca, às vezes rende até uma boa conversa sobre o assunto;

O Impacto do descartável

Estima-se que são consumidos, no Brasil, cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que corresponde a 1500 toneladas de resíduos diariamente, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE).

Os copos de plástico descartáveis são produzidos a partir de poliestireno, componente derivado do petróleo, que é uma fonte não renovável de matéria-prima. Produtos fabricados a partir desse material não são biodegradáveis, ou seja, não são decompostos pela natureza, o que faz com o que o seu tempo no meio ambiente seja muito longo, chegando a levar mais de 450 anos.

De acordo com dados da ONU, o plástico representa 80% do lixo no oceano e pode causar a morte de diversas espécies marítimas, que confundem os resíduos plásticos com alimentos e acabam ingerindo-os. Para reverter essa situação, é preciso colocar em prática o conceito de redução, reutilização e reciclagem desses materiais. Comece repensando as suas atitudes de consumo, lembre-se: A mudança de hábito começa por você!

Fonte: Impacto Ambiental

Recommended Posts
Showing 10 comments
  • Deny Lüders Santos
    Responder

    Olá,sou um apaixonado por produtos sustentáveis, desenvolvi uma abraçadeira plástica ecológica que têm a capacidade de zerar o seu resíduo nome é Re-cab busco parceria para desenvolver já tenho a patente e protótipos essa é a atitude! Se curtirem me ajudem a realizar !!! Abraços.

    • Beegreen
      Responder

      Olá Deny, tudo bem? Seu projeto parece interessante :) Envie um e-mail para marketing@beegreen.eco.br com uma apresentação para darmos uma olhada!

  • Carmen Lúcia da Silva Oliveira
    Responder

    Precisamos pensar em mudar os nossos hábitos, trocando o descartáveis pór um material que não degrada a natureza. O meio ambiente geme por cuidado, temos que nos atentar para isso. Além disso, o plástico leva 450 anos para se desfazer no planeta. Conforme a ONU (Organização das Nações Unidas) 80% desse descartáveis estão como lixo no oceano e matando as espécie. Portanto, a sustentabilidade é tudo. Temos que reciclar e preocupar com a qualidade da vida planeta.

  • Rodrigo
    Responder

    Vilão? Vilão são as pessoas que jogam em qualquer lugar em vez de dar uma destinação correta. Se reciclar qual o problema de usar? Os canudos, copos, etc não correm sozinhos para o mar e se joga..

    • Beegreen
      Responder

      Oi Rodrigo, tudo bem? Os plásticos de uso único (como copos e canudos descartáveis) são sim um vilão para a natureza, pois apesar de serem recicláveis, são dificilmente reciclados devido ao baixo valor econômico (R$ 0,20/kg: 1kg = 400 copos – Fonte: CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem, 2010). Além disso, um copo descartável pode levar até 400 anos para se decompor, após esse tempo ele se torna um microplástico que não se degrada. Por isso, é importante mudarmos o nosso hábito de consumir descartáveis, optando sempre por reutilizáveis para impactar positivamente o meio ambiente. :)

pingbacks / trackbacks

Deixe um comentário