Como saber se um produto é Clean Beauty?

Clean Beauty, é uma tendência que está se tornando cada vez mais relevante no setor do autocuidado. Os consumidores da “Beleza Limpa” buscam reduzir seu impacto ambiental no consumo de cosméticos, uma tendência que veio para ficar e é por isso que o termo está, mais do que nunca, em evidência.
Entenda a tendência Clean Beauty
O desenvolvimento de produtos livres de toxinas é a premissa do conceito Clean Beauty. Alguns de seus componentes podem ser de origem animal ou artificial, mas não fazem mal ao nosso organismo. Ou seja, um produto Clean Beauty não é necessariamente um produto vegano, natural ou orgânico.
Dica importante: Sempre confira o rótulo dos produtos, assim, é possível garantir a compra de um produto livre de substâncias tóxicas e nocivas. 

Quais são os ingredientes que não podem ter em produtos “Clean Beauty”? 
Para garantir que os produtinhos que você vai comprar não sejam nocivos à sua saúde e à saúde do planeta, é necessário identificar as possíveis toxinas nos ingredientes descritos nos rótulos. As mais comuns são: 
Sulfatos e Parabenos
Existem estudos que mostram que ambas substâncias são prejudiciais à saúde, pois causam alterações celulares. Fica o alerta para essas toxinas, pois estão presentes em quase tudo o que usamos durante nossa rotina, como shampoo, sabonete, enxaguante bucal, pasta de dente, sabão para roupas, amaciante, alimentos e produtos de limpeza, fazendo com que a nossa exposição à essas substâncias seja consideravelmente alta no dia a dia. O melhor é evitá-las.
Ftalatos
Estudos sugerem que os Ftalatos podem causar alterações hormonais e é tido como cancerígeno, sendo restrito sua aplicação em brinquedos. Os Ftalatos, estão associados a riscos de alergias e toxicidades, além de serem considerados nocivos para o meio ambiente.
O grupo de substâncias conhecido como Ftalatos, muito utilizado na composição de fragrâncias sintéticas, está presente em produtos como óleos lubrificantes, detergentes, embalagens de alimentos, esmaltes e atua como fixador no caso das fragrâncias.
                                                                                                                      
Embalagem livre de plástico
De nada adianta buscar soluções que não sejam prejudiciais à nossa saúde sem estender o pensamento para o meio ambiente. E é por isso que devemos levar em consideração a embalagem do produto. 
Busque selecionar embalagens plásticas sem BPA, que você consiga reciclar e compostar a embalagem que restou. 
Sabonetes e shampoo em barra, por exemplo, são produtos que não necessitam de recipientes plásticos. 
Claro que existem diversas outras toxinas presentes nos cosméticos, por isso é extremamente importante conhecer melhor a marca que você deseja adquirir produtos e muitas das vezes, sair dos produtos óbvios presentes nas prateleiras de supermercados e farmácias. Grande parte das marcas de produtos Clean Beauty, são de pequenas e médias empresas, que inovam diariamente para oferecer novidades e tendências para o público mais consciente de sua responsabilidade com seu corpo e com o planeta! 
Lembre-se que a mudança de hábito começa por você!
Gostou deste conteúdo? 
Para receber mais conteúdos como este, cadastre-se em nossa newsletter, acompanhe nossas Redes Sociais e Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os produtos

Precisa de Ajuda?