Meio ambiente e economia: confira 5 dicas de como ganhar dinheiro com sustentabilidade

Além de estar mudando o mundo, a sustentabilidade tem movimentado a economia. Quer saber como fazer parte disso? Confira nossas dicas! 

Você deve saber que a adoção de um estilo de vida sustentável vem ganhando muita força nos últimos anos. Isso também se reflete no consumo. De acordo com a Pesquisa Ataku 2018, 48% dos brasileiros afirmam já consumirem produtos orgânicos ou feitos com material reciclado. 

Certamente, você também notou o “boom” das empresas sustentáveis: são alimentos, lojas e restaurantes que ganham espaço e visam agradar especificamente a um público interessado em consumir de uma forma mais consciente. 

Os mais antenados já sabem o que isso significa: cuidar do meio ambiente se estabeleceu como uma tendência e, a partir disso, pessoas e empresas começam a ficar de olho com o intuito de fazer disso uma forma de lucrar. Os bancos também têm entrado na jogada e já são comuns os financiamentos para iniciativas sustentáveis. Nas redes sociais, campanhas de financiamento coletivo têm ganhado força, mostrando o poder que a união em prol de uma boa ideia pode ter. 

Se o empreendedor que existe em você ficou interessado, hoje é seu dia de sorte! Preparamos algumas ideias e sugestões de negócio que podem te inspirar e ajudar a descolar uma renda extra ou até mesmo, quem sabe, te fazer virar um empresário de sucesso. Vamos lá! 

1- PRODUTOS DE LIMPEZA

A Cristal Muniz, do site Uma Vida Sem Lixo, é formada em design gráfico e decidiu, desde 2014, que iria parar de produzir lixo. Desde então, o site dela tem sido referência para quem busca um estilo de vida com cada vez menos impacto ambiental. São diversos tutoriais e receitas de produtos de limpeza e cosméticos sustentáveis e, principalmente, livres de embalagens.  

Fazer disso um negócio seu é uma ótima ideia se você gosta desse ramo e pretende começar com algo de menor investimento. O legal da criação dos produtos de limpeza e cosméticos é que você mesmo pode escolher a concentração, o aroma e definir o uso ideal.

2- REVENDA DE PRODUTOS SUSTENTÁVEIS 

Estima-se que os canudos de plástico representem quase 5% de todo o lixo plástico do mundo. Esse dado alarmante fez com que diversas empresas (destaque para as grandes redes de fast-food) diminuíssem ou até mesmo parassem de distribuí-los.

Ainda assim, algumas pessoas não dispensam o bom e velho canudinho, e, consequentemente, várias empresas (a gente, por exemplo!) começaram a produzir canudos com materiais alternativos. Entre eles, destacam-se os canudos de inox. Assim, um objeto que antes era simplesmente descartável agora se torna um objeto duradouro e que você leva junto para onde for. É uma alternativa incrível e voltada para pessoas que têm essa consciência de que o consumo precisa ser responsável.

E o melhor: se você tem interesse em começar um negócio, essa pode ser a sua chance. Aqui na Beegreen, nós temos espaço para pessoas interessadas em revenda dos nossos produtos. Se interessou? Então, clica no banner abaixo e vem com a gente!

venda-canudos-de-inox-e-ganhe-dinheiro-com-sustentabilidade

3- COMPOSTAGEM

O conceito de lixo precisa ser ressignificado! Apesar de muita gente dar o destino correto ao lixo reciclável (e que maravilha que seja assim!), precisamos repensar e ressignificar também o “lixo” orgânico. Você já ouviu falar de compostagem? É aquele processo que transforma resíduos orgânicos em adubo!

Talvez você ache que é algo supercomplexo que apenas grandes empresas conseguem realizar. Claro que com maquinário tudo fica mais fácil, mas a verdade é que você mesmo pode fazer em casa.  

Existem diversos tutoriais na Internet sobre como fazer compostagem domiciliar, e você consegue comprar uma composteira doméstica na faixa de preço entre R$150 e R$ 300. Na loja do nosso site, nós temos as incríveis composteiras domésticas da Humi! Como ideia de negócio, você pode começar uma revenda de composteiras. Essa é uma ótima maneira de ajudar o planeta e ganhar dinheiro.

Mas se as suas ambições de fazer a diferença no planeta são maiores, o que acha de trabalhar com o processo completo da compostagem? Isso mesmo! Você pode fazer a coleta dos resíduos da sua comunidade, compostar e depois fornecer um adubo orgânico de alta qualidade. Conheça e inspire-se na Ciclo Orgânico

Pense nisso como um investimento, já que o adubo orgânico possui diversos usos. Você pode usá-lo para começar uma horta de verduras e legumes orgânicos onde você mora. Incrível!

4- APOSTANDO NO SLOW FASHION

O fast fashion (o famoso compra, usa duas vezes e descarta) está ficando fora de moda! Cada vez mais, a tendência é o chamado slow fashion: baseado no reaproveitamento e repasse de roupas, é uma alternativa à produção de roupas em massa. Por que não unir isso às redes sociais, por exemplo, e criar um brechó online? Você pode começar com suas próprias roupas e praticar o desapego, que tal?

5- CONSERTO DE BIKES / PATINETES ELÉTRICOS

O Brasil já possui um carro para cada quatro pessoas, segundo o Denatran. Isso fica ainda mais claro quando saímos, todos os dias, e somos impactados por engarrafamentos que não parecem ter mais fim. Além disso, os automóveis são grande emissores de gases prejudiciais na atmosfera. De acordo com a OMS, a má qualidade do ar é a responsável por 8 milhões de mortes todos os anos. 

A boa notícia é que, nos últimos anos, muitas pessoas decidiram tirar a poeira da bike para ir trabalhar. Além disso, empresas decidiram investir em veículos como patinetes motorizados. É aí que surge a oportunidade! Se você gosta de bicicletas ou entende de eletrônica, por exemplo, começar um negócio que envolva o conserto e manutenção desses veículos pode ser uma ótima oportunidade para você. Que tal? 

Esperamos que tenha gostado de todas as dicas. Aproveite e compartilhe o artigo com os seus amigos nas redes sociais! Nos siga também no Instagram e no Facebook para ficar por dentro das nossas ações. Lembre-se, estamos juntos para fazer do mundo um lugar melhor!

Recommended Posts

Deixe um comentário