Semana Lixo Zero: o que é e como participar?

Você já pensou a sociedade debatendo novas formas de lidar com seus resíduos sólidos durante uma semana? É isso que propõe a Semana Lixo Zero Brasil em mais de 100 cidades entre 18 e 27 de Outubro.

A Semana Lixo Zero acontece todos os anos em diversos países e no Brasil ela é destaque pela sua dimensão e impacto positivo que causa na sociedade, pois é notável o salto ambiental positivo em todos os setores da sociedade que este evento causa. A ideia é mobilizar o máximo possível de organizações e pessoas, para durante uma janela de 9 dias, propor discussões e transformações reais na maneira como lidamos com nossos resíduos. 

Todos os anos são produzidos 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos no Brasil. É tanto lixo, que poderia encher 200 estádios de futebol. Precisamos mudar nossos hábitos de consumo e não só isso, mas também a forma como encaminhamos nossos resíduos, transformando em recursos para transformação social e inovação. 

Semana Lixo Zero Brasil

No Brasil quem cuida dos eventos é o Instituto Lixo Zero Brasil, uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos, com sede em Florianópolis. Foi fundada em 2010 e foi pioneira na disseminação do conceito de Lixo Zero aqui no país.

Desde 2013, a Semana Lixo Zero é a principal plataforma de mobilização social do Brasil voltada aos resíduos, movida pelo compartilhamento de boas práticas relacionadas à temática Lixo Zero como: redução, gestão de resíduos, reuso, educação para o lixo zero, compostagem, reciclagem, entre outras inovações possíveis para um Brasil Lixo Zero!

Em 2018, a Semana Lixo Zero Brasil movimentou 20 estados e 45 cidades. Foram mais de mil eventos, com workshops, oficinas, congressos e bate-papos. Alcançando diretamente 150 mil pessoas.

O Instituto trabalha o ano inteiro para propagar a missão do lixo zero. Sempre pensando no máximo aproveitamento e também em um descarte correto dos resíduos, sejam recicláveis ou orgânicos, para evitar o seu encaminhamento para lixões.

Como posso participar?

A Semana Lixo Zero é um evento bem democrático. Qualquer pessoa entusiasta ou que trabalhe na área pode participar de 3 formas: participar dos eventos como ouvinte; apoiar o movimento, disseminando o conceito Lixo Zero e os seus eventos e propostas ou então organizando sua própria ação. A ideia é promover a reflexão sobre nossa responsabilidade sobre todos os resíduos provenientes do consumo e da indústria como um todo, envolvendo os setores públicos, privados e sociedade civil organizada.

E, além de participar da Semana Lixo Zero, você também pode continuar ajudando o movimento nos outros dias do ano: reduzindo o desperdício e encorajando pequenas mudanças dentro de casa.

abertua_1

Dicas para diminuir o desperdício

Mesmo pequenas atitudes fazem a diferença. Repensar um consumo consciente, reduzir o desperdício e o impacto ambiental mesmo dentro de casa. Você pode, por exemplo, adotar uma garrafa ou copo reutilizável. Dessa forma você evita usar plásticos descartáveis e também comprar garrafas d’água com frequência. Além disso, você também pode recrutar seus amigos para o lado da sustentabilidade, e se programar para rolês mais sustentáveis.

Outras ações diárias, como apagar a luz ao sair de um ambiente, desligar a torneira para escovar os dentes, tirar um dia da semana para ir ao trabalho com transporte público ou de bicicleta, podem fazer uma diferença.

Para motivar ainda mais essa mudança, podemos lembrar de um dos lemas da ONG Zero Waste: no one can do everything, everyone can do something, and together we can do anything. Ninguém consegue tudo, todos podem fazer um pouco, e juntos podemos fazer qualquer coisa, em tradução livre.

Beegreen e a Semana Lixo Zero

A Beegreen é uma empresa de produtos sustentáveis, que tem como missão incentivar o consumo consciente. E também fazemos nossa parte para o não desperdício e lixo zero. Ainda esse ano lançamos a segunda edição do Desafio Zero Descartável, um mês inteiro dedicado a diminuir o consumo de plástico, principalmente os descartáveis de uso único.

No último verão fizemos uma coleta de resíduos nas praias do Paraná, com apoio da ONG Parceiros do Mar e também da rádio Mundo Livre FM. Com apoio de 12 voluntários, conseguimos coletar meia tonelada de lixo plástico.

Também somos embaixadores da Meu Copo Eco, empresa que atua diretamente na redução do uso de copos plásticos descartáveis. 

E agora somos também parceiros da Plastic Pollution Coalition. A primeira aliança mundial contra poluição plástica com mais de 750 organizações, empresas e líderes. Está presente em mais de 60 países, trabalhando para tornar o mundo totalmente livre de poluição plástica.

Acompanhe nossas redes sociais, Instagram e Facebook, para saber mais sobre a nossa participação na Semana Lixo Zero. Você pode ajudar durante esse movimento e também durante todos os outros dias do ano. Afinal, a mudança de hábito começa por você.

Recommended Posts

Deixe um comentário