Desafio Zero Descartável: resultados de 2019

Em julho lançamos a segunda edição do #desafiozerodescartavel, muita gente aderiu e hoje trazemos os resultados da nossa ação. Confira!

No mês de julho nós lançamos mais uma edição do Desafio Zero Descartável, juntamente com o movimento mundial do #PlasticFreeJuly, Para participar bastava escolher um nível e período para colocar em prática uma vida com menos descartáveis. Os níveis eram: peixinho, golfinho e tubarão, e períodos poderiam ser entre um e 30 dias.

Para começar o desafio, nós sugerimos alguns passos estratégicos: analisar o lixo produzido na sua casa por uma semana; escolher um nível e período; criar um plano de ação e compartilhar nas redes sociais com a hashtag; comunicar amigos e familiares sobre a proposta para ganhar apoio ou conseguir mais adeptos; compartilhar todas as suas ações com a hashtag #desafiozerodescartavel.

Muitas pessoas participaram do desafio e deixaram suas estratégias nas redes sociais. O principal foco da campanha era criar programas, metodologias, estratégias e começar novos hábitos de consumo consciente dentro de casa.


Ver essa foto no Instagram

Avanços incorporados!! Para ilustrar o #desafiozerodescartavel deste julho com menos plástico.

Uma publicação compartilhada por Ana Paula Dores Ramos (@puparamos) em

Níveis do desafio

E durante o mês, nós postamos vários conteúdos aqui no blog e nas nossas redes sociais para ajudar no desafio e também criamos um grupo no Facebook para tirar dúvidas, trocar de experiências e dicas, que agora já conta com mais de quinhentos membros. 

O nível Peixinho era o primeiro passo, o começo da mudança. A ideia era evitar o consumo de todo e qualquer plástico de uso único, os descartáveis. Copos, talheres, pratinhos e até mesmo as guloseimas embaladas em plástico eram vetadas nessa etapa. 

O Golfinho era o nível para repensar o consumo do plástico em uma forma mais intensa. O desafio era reduzir o consumo de descartáveis com um tempo curto de uso. Entre os itens estavam: escovas de dente, esponjas de banho e aparelhos de barbear. 

E o mais desafiador de todos os níveis, o Tubarão, era para transformar as pessoas em feras da sustentabilidade, abolindo vários níveis de plásticos do dia a dia, como embalagens de shampoo, detergente e outros produtos.

Como foi o desafio zero descartável 2019

Quase 1.5 mil pessoas e 20 empresas de diferentes cidades do Brasil aceitaram participar do nosso desafio. A grande maioria escolheu começar pelo nível peixinho (mais de mil). 300 pessoas participaram no nível golfinho e 90 abraçaram o nível tubarão

A maior parte dos participantes se propuseram a seguir o desafio por pelo menos um mês. Mais de 97% acreditaram no seu potencial para diminuir o consumo de plástico durante o desafio e afirmaram que as embalagens e sacolas plásticas são as grandes vilãs no consumo de plástico

As mulheres fizeram a sua parte e foram maioria no nosso desafio deste ano: cerca de 94% das participantes.

Nossas redes sociais também ficaram bem movimentadas. Foram mais de 35 mil curtidas, mil comentários e pouco mais de mil compartilhamentos nos nossos posts sobre o movimento feitos no Instagram e Facebook.

Agradecemos a todos que toparam participar do desafio e também tiraram alguns minutinhos para responder nosso formulário para gerar todos esses dados. Confira abaixo os resultados que atingimos! 

resultados-desafio-zero-descartavel

E se você não participou, se inscreva no formulário abaixo para receber o alerta ano que vem. Mas lembramos que você pode começar a diminuir o seu consumo de plástico a qualquer momento!

Confira alguns depoimentos dos participantes

“Esse desafio me deixou com mais vontade ainda de reduzir o plástico.”


Ver essa foto no Instagram

Desafio julho sem plástico! Leve seu copinho pra lanchar! #desafiozerodescartavel #julhosemplastico #lixozero

Uma publicação compartilhada por Luciane C Flores Queiroz (@lucianeflores.queiroz) em

“Importantíssimo criar consciência no que estamos produzindo de lixo!”

“Ótima maneira de incentivar e conscientizar a população sobre um assunto tão importante!”


Ver essa foto no Instagram

Dia após dia menos plásticos… A meta é zeraaaar! É possível!!! #desafiozerodescartavel 🐳🐬🐠🐟🦐🦑🐙🐡🐢🐊

Uma publicação compartilhada por Vanessa Oliveira (@vanessaoloppes) em

“Que iniciativa linda, vocês estão de parabéns. Espero que com isso muitas pessoas transformem suas maneiras de utilizar as coisas que a natureza oferece para a gente.”


Ver essa foto no Instagram

A algum tempo venho tentando mudar alguns comportamentos relacionados ao uso de materiais descartáveis de uso único. Já tenho meu Kit Lixo Zero e estou me reeducando para tê-lo sempre comigo! Essa semana foi a vez de botar em prática outro objetivo: evitar o uso de sacolas plásticas! Eu mesma COSTUREI um modelo dobrável de #EcoBag ! A intenção é sempre manter umas 3 sacolas destas disponíveis dentro da minha mochila. Já tentei usar sacolas retornáveis destas compradas do mercado, mas são muito Grandes e pra mim que ando sempre de Bicicleta, não fica muito seguro pra carregar… Hoje também fiz um Teste de levar uma #Tupperware para buscar minha marmita no restaurante que costumo ir, próximo da minha casa… Pedi para pesarem o pote antes, pra ver o valor que daria, e depois foi só descontar do valor final da marmita pesada! Pronto! Marmita de Isopor evitada com sucesso! ➡️ Detalhe pro Zóio de Loca da Frida, querendo levar a minha Marmita! 😄 💚🌱♻️ #DesafioZeroDescartavel #JulhoSemPlastico #PlasticFreeJuly #ConsumoConsciente #Menos1Lixo #LixoZero #ZeroWaste #EcoFriendly #Sustainability #Environment #BeatPlasticPollution #Reduce #Reuse #Recycle #Preserve

Uma publicação compartilhada por Andreia Menegazzi (@andreiamenegazzi) em

“A metodologia de pensar em apenas menos 1 lixo é que me fez iniciar e foi aumentando o significado do meu dia. No primeiro dia pensei em pegar um copo e levar na bolsa para evitar o copo (afinal, menos 1 lixo importa) depois eu já estava com meus talheres, hoje já me vejo andando com copo para todo lugar, separo o lixo da minha casa, e me vejo procurando alternativas sustentáveis o tempo todo.

Obrigada por conscientizar a sociedade sobre os cuidados com o planeta!”

“Obrigada! O projeto de vocês me fez abrir os olhos para várias coisas que eu não podia ver!”

“O desafio que vocês estão propondo é muito importante! Precisamos difundir essas iniciativas, eu mesma irei repassar para minhas amigas e amigos. Juntos podemos diminuir o consumo de plástico no mundo.”


Ver essa foto no Instagram

Dia 07 do #desafiozerodescartavel proposto pela @beegreenbr Hoje é o dia mundial do chocolate. Um alimento nobre, saudável, super nutritivo e delicioso! Esse aí da foto é o cacau puro orgânico que é produzido aqui em Bocas del Toro. Além de ser uma delícia, não vem embalado em nada de plástico!! Usamos para preparar diversas receitas! Quanto mais puro, sem açúcar, leite e gorduras adicionadas for seu chocolate melhor! Pense nisso: o que faz bem para você, faz bem para o planeta! A última foto é da @wwfbrasil e traz informações e dicas sobre o cacau. #naoexistefora #julhosemplastico #plasticfreejuly #sailingaroundtheworld #viajaremfamilia #sailingwithkids #sailingworld #lifeonboard #lifeonboat #familiaabordo #aventura #sailingadventure #viagemeturismo #olhaacordaagua #gauchospelomundo

Uma publicação compartilhada por Veleiro Biguá (@veleirobigua) em


E mesmo com o fim da campanha ainda deixamos o desafio: que tal tentar diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa? Afinal, a mudança de hábito começa por você. Nos siga no Instagram e Facebook e fique por dentro de todas as nossas ações!

Recommended Posts

Deixe um comentário