Mais Amor, Menos Plástico: 10 dicas para um carnaval sustentável

A folia já começou e o bloquinho da sustentabilidade tá preparado para abalar neste carnaval. Por isso, a Unidos da Beegreen® está passando por aqui para dar 10 dicas para você contribuir ainda mais com a preservação do Meio Ambiente no bloquinho mais consciente do Brasil. Com o tema “Mais Amor, Menos Plástico” a nossa folia vai dar início!

Como ter um carnaval com MAIS Amor e MENOS Plástico?

A resposta para essa pergunta é bem simples, mas exige planejamento. Para você ter um carnaval sustentável é preciso estar atento e levar para o bloquinho alguns itens, como:

Garrafa reutilizável

A gente sabe que entre um bom drink e outro é necessário hidratar o corpinho carnavalesco para manter a saúde em dia, né? Por isso, carregue consigo uma garrafa reutilizável para evitar as de plásticos descartáveis. Dessa forma, você consegue encher ela novamente sem precisar descartar diversas embalagens e contribui para a preservação do Meio Ambiente.

Canudo de inox

Outra solução incrível para consumir os bons drinks sem prejudicar a natureza é andar com o seu próprio canudo de inox, pois além dele ser prático e deixar a bebida mais geladinha, é reutilizável. No site da Beegreen® você encontra 4 modelos de canudos de inox para adquirir de forma unitária ou em kits, com selo de qualidade ISO 9001 e carvão verde, são produzidos 100% no Brasil.

Leia mais: Conheça os Diferenciais e Fabricação dos canudos de inox da Beegreen®.

Copos e tirantes reutilizáveis

Foto: Meu Copo Eco®

Item indispensável durante essa folia, os copos reutilizáveis são perfeitos para refrescar a sede de quem se diverte, podendo ser qualquer copo contanto que dê para se reutilizar. A nossa dica é dar preferência àqueles que são BPA Free, como os da Meu Copo Eco®. Mas, como carregá-lo sem ter nenhum problema? Os tirantes reutilizáveis são ideias para você andar com o seu Copo Eco® por aí, com eles é promessa certa de mãos livres e um carnaval super divertido.

Leia mais: O impacto do copo plástico descartável no Meio Ambiente.

Ecobag

 

A ecobag é o item mais essencial desse planejamento, pois ela é a responsável por transportar todos os outros itens. Com ela é possível ir à feira, mercado ou bloquinho, devido a sua versatilidade. Geralmente são facilmente compactáveis, por isso é perfeita para carregar na bolsa ou bolso e evitar os saquinhos descartáveis. Além disso, existem diversos modelos para você escolher por aí, desde aquelas com frases de impacto bem humoradas para chamar a atenção para a causa, até as mais simples com estampa ou sem nenhuma.

Glitter ecológico

Divulgação: Studio Coletti

O glitter tradicional é feito com plástico PET e além de não se dissolver na água, ele acaba indo parar no sistema de saneamento e consequentemente é despejado nos rios e oceanos por ser muito pequeno. Como são microplásticos, eles são facilmente confundidos pelos animais marinhos como comida e acabam por se alimentar deles. E dá pra brilhar naturalmente neste carnaval sem prejudicar os oceanos? Dá sim. Atualmente existem diversas marcas que já se jogaram nesse movimento e que produzem glitter ecológico, .

Fantasia de Upcycling

Viseiras e tiara feitas com reaproveitamento de brinquedos – Fotos: Reprodução Facebook Ecool

Upcycling é a técnica que transforma uma roupa antiga em uma outra peça, reaproveitando tecidos e renovando assim o visual. É a forma ideal para você valorizar uma peça que já não funciona mais no seu guarda roupa e ressignificá-la. Que tal pegar aquela roupa que você não usa mais e aproveitar para dar um visual mais carnavalesco pra ela? Vale usar a criatividade em pinturas, bordados, tiras e recortes, vale tudo. Só não vale colocar microplástico (lantejoulas, paetês, etc), fique atento e substitua por elementos naturais e ou biodegradáveis.

Leia mais: Porque precisamos parar de falar em reciclagem?

Confete sustentável

Tradição antiga no carnaval, o confete também pode ser substituído por formas mais sustentáveis e naturais. É bem simples, basta ter um furador e recolher algumas folhas por aí e pronto, é só furar as folhas e você vai ter o seu confete ecológico em mãos para curtir um montão essa folia. Melhor ainda é transportar em saquinhos feitos de papel ou jornal, aí não tem erro!

Prefira lata

O Brasil é o maior reciclador de latas de alumínio do mundo, sabia? Segundo o CEMPRE, o alumínio vale oito vezes mais que o vidro e 14 vezes mais do que o papelão para o mercado de reciclados. O nosso país é responsável por reciclar cerca de 98% deste material todo ano, por isso quando for beber algo, prefira líquidos em lata. O alumínio é 100% reciclável e pode passar pelo processo muitas e muitas vezes, assim como o inox.

Bituqueiro

As bitucas de cigarro não são biodegradáveis, por isso pense bem antes de descartá-las. De acordo com relatório da NBC News, a bituca de cigarro polui mais o oceano do que as sacolas e canudos de plástico, pois ela contém mais de 4,7 mil substâncias tóxicas, prejudicando o solo e contaminando rios e córregos. Por isso, leve um bituqueiro para o bloco e descarte corretamente as suas bitucas, a natureza agradece.

Leia mais: 7 dias de lixo: ensaio sobre consumo consciente

Suco Detox

E para curar a ressaca, em vez de remédio, faça um suco detox natural para reidratar o corpo e não sofrer com as consequências dessa festança tradicional.

DICA EXTRA para um Carnaval com MAIS Amor e MENOS plástico: Use camisinha de látex natural! 😉

Beegreen® é uma empresa ecologicamente responsável, que acredita na sustentabilidade e no consumo consciente. Siga nossas redes sociais, FacebookInstagram e Linkedin, para saber de todas as nossas novidades.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
















     






    CUPOM: FRETE150








     
    close-link

    Todos os produtos

    Precisa de Ajuda?