Mês das noivas: 5 passos para planejar um casamento ecológico

O casamento é o momento mais aguardado da vida de muitas pessoas. Muitas mulheres sonham em se casar de véu e grinalda, consolidando uma nova aliança com o amor de sua vida. E nada melhor do que alinhar o sonho e sustentabilidade fazendo um casamento ecológico!

Maio é considerado o mês das noivas, pois remete a uma tradição do hemisfério norte, que celebra com flores e festa a chegada da primavera. Esse simbolismo foi incorporado aos nossos costumes para celebrar o nascimento das novas flores da construção de uma vida a dois.

E esse momento de grande alegria pode ser ainda mais especial para o planeta! Neste texto vamos trazer várias dicas e formas de realizar um casamento lixo zero, com menos impacto ambiental. Saiba que a sua celebração pode ser uma ótima oportunidade de conscientização ambiental! Por isso, veja agora cinco passos de como fazer um casamento ecológico.

Convites de papel? Só se for ecológico!

O primeiro grande passo é reduzir o consumo de poluentes, e o papel é um deles. É possível reduzir este material, como no convite, que é um dos itens que mais utilizam o aparato. E-mails ou mensagens em redes sociais são boas opções, sendo alternativas modernas e de menor custo.

No entanto, se você busca manter a tradicionalidade, um convite bem desenhado e impactante faz parte da sua lista de indispensáveis. Então a nossa dica é: inovação e sustentabilidade com o papel semente e saúde e ecologia com tintas a base de água. Esses materiais são perfeitos para você criar uma lembrança eterna nos seus convidados. O papel semente é criado a partir de flores ou hortaliças e pode ser plantado. Isso mesmo, esse papel pode ser picado e colocado na terra, virando uma linda planta. Assim, o seu convite floresce também na vida dos seus amigos e familiares. Outra opção de material são os papéis reciclados, feitos a partir de outros papéis.

Já as tintas a base de água não são produzidas por meio de derivados de petróleo e são livres de compostos orgânicos voláteis (COVs). Isso significa que elas não apresentam metais pesados, o que não prejudica sua saúde, reduz os danos de produção e descarte ao meio ambiente. Essas três maneiras ajudam o seu casamento a ficar mais alinhado com as tendências sustentáveis.

Traga a sua história

Um dos gestos mais bonitos e que vem se tornando cada vez mais tendência de moda é o retrô. Por que não dar um toque no vestido de casamento da sua mãe ou até mesmo no da avó? É um gesto com uma carga de simbolismo muito bonita, pois representa a continuação de uma tradição e de amor e carinho.

Você também pode usar as jóias antigas da família. Os anéis considerados “relíquias de família” representam sua história e uma grande dose de beleza. Então, ao invés de comprar colares e brincos novos, que tal usar os dos seus antepassados?

Se gosta de coisas novas opte por produtos ecológicos

Se a opção de usar as jóias e vestidos da família não é para você, fique tranquila. As evoluções tecnológicas são tantas que é possível comprar com menos impacto que nas décadas anteriores. Hoje você consegue confeccionar um vestido de noiva com tecidos ecológicos, como o algodão orgânico, bambu, linho ou até mesmo seda de laranja! Assim, você garante a diminuição do uso de pesticidas, químicos, água, energia e a formação de lixo.

Já no caso das jóias, você pode transformar outros itens em aliança. Assim, se tem um produto exclusivo e sem incentivar a extração de nova matérias-primas. Pegue aquela pulseira, aquele cordão ou outras jóias e forme a tão sonhada aliança. Isso é importante porque só para a fabricação de uma aliança de ouro são produzidos cerca de 20 toneladas de lixo tóxico, que contamina o lençol freático, o mar e deixam regiões inteiras impróprias para habitação.

A sustentabilidade mora ao ar livre e em lembrancinhas ecológicas

Um grande diferencial para um casamento sustentável é realizar a cerimônia a céu aberto! Estar em meio a paisagens como a de uma praia, uma montanha ou até mesmo um jardim, conecta os convidados à natureza e enfatiza a causa ecológica.

Mas lembre-se, os materiais utilizados na festividade devem ser compostos pela maior quantidade de produtos sustentáveis possíveis! Aposte em elementos naturais como palha, flores e fibras para a decoração. Para a festa opte por copos reutilizáveis, com o seu nome e do parceiro(a). Outra opção é trocar os canudos convencionais por canudos de inox. Esses dois produtos ajudam na redução drástica de produtos descartáveis na cerimônia, além de serem ótimas recordações para os seus convidados.

Vale lembrar que esses produtos estão disponíveis na nossa loja e podem ser personalizados da sua maneira. O copo pode ser personalizado com até quatro cores e uma arte criativa. Já o canudo pode conter uma mensagem ou o nome dos noivos, gravado em alta qualidade.

Agora que organizou a estrutura do seu casamento ecológico, é hora de plantar grandes memórias do evento na cabeça do seus convidados e conscientizá-los sobre a causa. E para isso, você pode dar nosso “kit do bem”. Ele inclui 100 unidades de canudos de inox e escovas de higienização.

Outro item que também transmitirá boas emoções e causará impactos positivos ao meio ambiente são as flores da cerimônia. Ao invés de jogá-las fora, aproveite para dar como lembrança do casamento aos seus convidados. Essa é uma forma de evitar os problemas causados pelo descarte incorreto das plantas e ainda manter vivo na memória dos seus amigos um dia tão especial.  

Esperamos que tenha gostado de todas as dicas. Aproveite e compartilhe o artigo com os seus amigos nas redes sociais! Nos siga também no Instagram e no Facebook para ficar por dentro das nossas ações. Lembre-se, estamos juntos para fazer do mundo um lugar melhor!

Recommended Posts

Deixe um comentário