Canudo de inox ajuda na saúde dos dentes. Saiba como!

Todos sabemos que para preservarmos nossa saúde bucal devemos adotar alguns hábitos básicos, como escovação diária, uso do fio dental, enxaguante bucal, dentre outros. Já imaginou que o uso do canudo de inox pode ser benéfico para a saúde dos seus dentes e também para o processo de desmame? É exatamente disso que vamos falar no post de hoje! E quem nos ajudou neste texto foi a Drª. Priscila Roberta, dentista da Ideal Sorriso Clínica Odontológica. Confira!

Antes de tudo, você sabe que alguns  alimentos  mancham os dentesDiariamente, costumamos consumir uma série de alimentos ácidos e com excesso de pigmentação. No entanto, o que não sabemos é que eles são os principais responsáveis por deixarem nossos dentes amarelados e manchados.

Por isso, separamos uma breve listinha dos itens que são os principais inimigos de nossos dentes:

  • Alimentos com excesso de pigmentação
  1. Chá preto;
  2. Café;
  3. Açaí;
  4. Beterraba;
  5. Vinho tinto;
  6. Refrigerantes;
  7. Catchup.

O esmalte do dente “pega” parte da pigmentação desses alimentos, gerando manchas e dando aquele aspecto amarelado ao sorriso.

  • Alimentos ácidos  
  1. Bebidas alcoólicas;
  2. Balas;
  3. Abacaxi;
  4. Limão;
  5. Vinagre;
  6. Molho de tomate;
  7. Pepino em conserva.

Os alimentos ácidos, quando consumidos frequentemente, tornam o ambiente bucal mais ácido, isso deixa os dentes mais propensos a absorver pigmentos pois diminui a proteção natural dos dentes. Ou seja, excesso de alimento cítrico vai danificar o esmalte dos seus dentes ao longo do tempo.

LEIA +: COMO SER MAIS SUSTENTÁVEL: 5 DICAS SIMPLES PARA MUDAR SUA VIDA

Como o canudo de inox pode contribuir para a saúde bucal?

O ponto alto de usar o canudo de inox é que ele impede que esses alimentos entrem em contato direto com o dente. Isso reduz a absorção de pigmentação por parte da dentina, o tecido esbranquiçado que recobre a polpa do dente. Além do mais, é benéfico para quem sofre com sensibilidade dental, diminuindo as dores. E também para quem está em processo de clareamento dental, auxiliando na eficácia do tratamento.

“Eu sempre peço para os meus pacientes, enquanto estiverem fazendo clareamento, evitarem alimentos ácidos e com corantes Se precisarem, tomarem de canudo reutilizável. Essa orientação vale durante tratamento e para quem já o fez. Caso os cuidados não sejam tomados, corre-se o risco da pigmentação do esmalte voltar”, destaca a dentista Priscila Roberta.

A profissional também afirma que o canudo, ajuda a garantir os resultados do tratamento. Se o cliente utilizar o canudo, aumentará a durabilidade dos benefícios do tratamento. Quem não fez o clareamento também pode tomar esse cuidado para evitar manchar os dentes”, enfatiza.

Uso do canudo também auxilia no desenvolvimento dental do bebê

Isso mesmo! Ao fazer o desmame, costumamos inserir o uso de mamadeiras, mas o grande problema é que a utilização prolongada causa anomalia na dentição dos pequenos. Isso gera dentes tortos e pode aumentar as tendências de cárie. Vale lembrar que as crianças devem utilizar o canudo somente sob a supervisão de um adulto.

canudos-reutilizáveis-e-ecológicos-para-a-saude-bucal-e-dentaria

Atualmente, Priscila é proprietária da Ideal Sorriso Clínica Odontológica.

“É melhor fazer a transição da amamentação para o copo com canudo, do que para a mamadeira. O ato de chupar o canudinho desenvolve os músculos do rosto. O movimento de sucção trabalha melhor os músculos da face e pode ajudar na evolução da fala”, destaca a dentista.

O uso do canudo de inox é benéfico para a saúde bucal, pois evita que os dentes fiquem amarelados e manchados, sendo também importante para o desenvolvimento da arcada dentária das crianças, uma vez que atua como método de prevenção para a anomalia dentária.

Esperamos que tenha gostado de todas as dicas. Aproveite e compartilhe o artigo com os seus amigos nas redes sociais! Nos siga também no Instagram e no Facebook para ficar por dentro das nossas ações. Lembre-se, estamos juntos para fazer do mundo um lugar melhor!

Recommended Posts
Comentários
pingbacks / trackbacks

Deixe um comentário