A revolução por um planeta com menos poluição e com processos produtivos mais sustentáveis é liderado por mulheres. Um exemplo disso é a Greta Thunberg, de apenas 16 anos, que está despertando muitas pessoas para a causa da sustentabilidade e virou referência mundial do movimento climático. Mas isso não quer dizer que os homens não têm (ou não podem ter) um papel importante nesse processo. E, aproveitando o dia dos pais, nós da Beegreen queremos falar sobre como os homens podem participar desse momento tão importante para o nosso planeta.
Confira nossas dicas práticas para ser mais sustentável no dia a dia e a importância da representatividade masculina no movimento, especialmente para inspirar as futuras gerações. Afinal, o filho que vê pai e mãe – ambos os pais – lutando de mãos dadas por uma causa é mais impactado e pode virar um agente da mudança. Vem com a gente!
Por que homens não aparecem no movimento lixo zero?
Mulheres há muito tempo superaram os homens na arena de ação ambiental. Em uma pesquisa entre vários países e faixas etárias, as mulheres tendem a um estilo de vida mais eco-friendly. Em comparação aos homens, as mulheres produzem menos lixo, reciclam mais e têm uma menor pegada de carbono. Além disso, elas são mais propensas a apoiar normas ambientais, têm mais conhecimento científico e manifestam mais preocupação sobre as alterações climáticas.
Porém, o movimento lixo zero e da sustentabilidade existem como uma forma de reexaminar o consumo. E esses conceitos, teoricamente, não seriam mais atrativos para um gênero ou outro, mas algumas pesquisas indicam o porquê de homens não serem ativistas dessa causa e parecerem “não se importar” com o movimento de redução de consumo de descartáveis. E o resultado é alarmante e triste.
Leia também: Como trazer mais pessoas para o lado da sustentabilidade?
Segundo um estudo publicado pela Scientific American, os homens não parecem tão preocupados com as causas ambientais porque identificam o movimento como feminino. Para o Dr. Brough, “homens e mulheres julgam uma pessoa eco-friendly como mais feminina, e também se veem como mais feminina quando lembram de suas ações mais ambientalmente conscientes.” Como resultado, os homens subconscientemente escolhem ter menos atitudes sustentáveis para “proteger” a sua masculinidade.
Essa escolha dos homens tem consequências graves: o planeta está chegando a um ponto sem volta, quando não é mais possível consertar os impactos que causamos. Por isso precisamos de lideranças sustentáveis que inspirem o máximo de pessoas a repensarem seus hábitos.
Aqui cabe muito o exemplo que os pais podem passar aos seus filhos, liderando e inspirando a partir de suas ações cotidianas. Afinal, a relação entre pai e filho é uma das primeiras que temos e que influencia muito durante o desenvolvimento da personalidade e construção da autonomia.
Dicas básicas para o homem moderno e sustentável
Sabemos que é preciso saber por onde começar também, não é mesmo? Por isso mesmo que três ações vão fazer parte da sua vida: recuse, reuse e recicle. Esse é o mantra de quem busca uma vida de consumo consciente. E vai ser o que precisa passar na sua cabeça sempre que for comprar algo novo, afinal consumo consciente é cuidar do que se compra, buscar alternativas mais duráveis e que sejam práticas para o seu dia. Confira abaixo nossas dicas para os homens serem mais lixo zero.
Leia também: Lixo zero: como dar aquele rolê com os amigos e ser sustentável
Copo reutilizável e canudo de inox
Um dos maiores problemas que os homens enfrentam é carregar as ferramentas de sustentabilidade que tem. Afinal, como vou andar com um copo e um canudo de inox por aí?
A nossa dica é a boa e velha mochila de costas ou bolsa lateral. Esse item é da rotina de algumas pessoas, mas passa despercebido. A mochila que você usa para o trabalho pode muito bem comportar o seu copo e canudo. Você pode usar a que tiver em casa mesmo ou procurar opções de bolsas recicladas, aquele famoso upcycling. E quando sair sem esse equipamento, os copos dobráveis são uma boa opção e que cabem no bolso de trás da calça.
Alimentação
Consumo consciente não é apenas em peças de roupa e andar com uma ecobag. É preciso entender que tudo está conectado e o que você come não é diferente. Então, a nossa dica é pesquisar as marcas que você compra, analisar a embalagem delas e também fazer uma mudança de hábitos.
Aqui o passo a passo é o seguinte: o que você vai comprar vem dentro do quê; o molho de tomate, por exemplo, está em um saco plástico, copo de vidro ou lata de aço? Se você estiver diante dessas três opções, siga com a lata. Esse material é muito reciclado no Brasil. Somos o país que mais recicla alumínio no mundo, com quase 100% da produção sendo reaproveitada!
Reduzir o consumo de alguns alimentos também é muito importante. A produção de carne e derivados animais, por exemplo, é muito custosa para o planeta, pois necessita de grande extensão de área – reduzindo o espaço da floresta – consome muita água e muito alimento. Hoje, a maior parte da produção de grãos não é para a alimentação humana.
Higiene
Nesse quesito algumas trocas são muito interessantes e vão ajudar o planeta e o seu bolso.
Aquele barbeador baratinho e cheio de plástico que você compra em qualquer esquina é um item de difícil reciclabilidade, pois remover o metal do plástico é muito trabalhoso e geralmente não é realizado. Isso faz com que esse produto fique nos aterros sanitário, poluindo o solo por 500 anos. Uma alternativa simples é comprar um barbeador de metal, aquele de antigamente e que é baratinho, ou trocar com uma opção elétrica, que é mais cara, mas vai durar anos.
O seu xampú também pode ajudar o planeta. Buscar opções desse produto que reutilizem a embalagem ou uma marca que faça o processo de reciclagem já é um começo. Outra alternativa é usar o xampú sólido, que serve para cabelo, barba e corpo e não gera resíduos (busque as marcas que usam embalagem de papel, por exemplo), além de ser unisex.
Roupas
Esse tópico pode parecer estranho, mas vai te ajudar muito. Aqui o interessante é procurar por roupas que são atemporais e que não vão sair de moda. Algumas peças nunca ficam velhas, como uma boa calça reta e de cor única, casacos mais longos e paletós. Para não ficar muito custoso, nossa dica é vasculhar os brechós da sua cidade, lá você vai encontrar roupas mais baratas, com boa durabilidade e ainda vai adquirir um produto sem gerar mais extração de recursos naturais.
Siga homens que se preocupam com o planeta
Andar sozinho é difícil, mas você pode buscar pessoas em quem se inspirar. Por isso trouxemos 6 homens que estão engajados na causa da sustentabilidade e consumo consciente, conheça o Instagram de cada um deles e aproveite para aprender com as dicas e experiências.
Não vamos condenar o futuro das próximas gerações só porque demoramos demais para mudar! Compartilhe com os seus amigos esse texto, precisamos de cada vez mais pessoas repensando seu impacto no planeta! Lembre-se: a mudança de hábito começa com você!
Aproveite e nos siga no Instagram e no Facebook, para ficar por dentro das nossas ações.