Férias sustentáveis: como viajar poluindo menos e sem perder a diversão

Fim de ano é tempo de férias para relaxar com a família, mas sem esquecer do impacto ambiental. Descubra como fazer uma viagem sustentável!

A ativista Greta Thunberg, de 16 anos, tem realizado diversas ações para promover a conscientização sobre o aquecimento global e mudanças climáticas. E, em sua última viagem até a cidade de Nova York, Estados Unidos, ela teve uma emissão zero de dióxido de carbono. Greta atravessou o oceano atlântico em um veleiro, em 14 dias. Seu barco contava com painéis solares e ainda fazia medições sobre os níveis de CO² e a temperatura do oceano.

Esse barco é um dos poucos em todo o mundo que permite uma viagem sem nenhuma emissão de gases que provocam o aquecimento global. E apesar da viagem ter levado duas semanas para ser concluída, quando levaria apenas algumas poucas horas de avião, a ativista manteve a sua pegada de carbono a mais baixa possível.

A emissão de gases poluentes, como o dióxido de carbono (CO²), acontece a todo momento, quando estamos em casa e durante toda a nossa rotina produtiva. Porém, esses níveis tendem a aumentar durante viagens, contabilizando as emissões feitas até chegar à cidade, nas compras, nas refeições e nas diárias do hotel.

Uma viagem como a de Greta, com zero emissão de gases poluentes, pode parecer uma meta difícil de ser alcançada. Mas você pode sim fazer uma viagem sustentável, diminuindo drasticamente a sua pegada de carbono durante seus dias de descanso.

Leia também: Lixo Zero: como dar aquele rolê com os amigos e ser sustentável

O que é pegada de carbono

A pegada de carbono é uma medida para calcular a emissão de gases que provocam o efeito estufa, como o CO², que uma pessoa ou instituição, libera na atmosfera.

Cada pegada de carbono é definida por diversos hábitos e atividades que realizamos diariamente, como: uso da energia elétrica, os resíduos que produzimos e até mesmo nossa dieta – a carne vermelha é responsável por altos níveis de carbono na atmosfera.

Em uma viagem, a emissão de gases já começa durante o deslocamento entre a cidade de origem e destino. E você pode diminuir, ou aumentar, drasticamente essa medida apenas trocando o meio de transporte para chegar até o seu destino. Você sabia que escolher um ônibus no lugar de um avião pode diminuir a sua pegada de carbono em até 13 vezes?

Férias-sustentáveis-como-viajar-poluindo-menos-beegreen-consumo-consciente

Meios de transporte e sua emissão de carbono

Existem diversas formas de se viajar. E cada uma delas emite uma quantidade de carbono na atmosfera, que pode ser medida por cada passageiro e distância percorrida.

Uma das alternativas preferidas dos turistas é o avião. Rápido, prático e pode ser até mais barato que outras formas de deslocamento. Mas esta forma de transporte é responsável por cerca de 5% da poluição climática do planeta. Além de emitir mais gás carbônico que qualquer outro meio de transporte, as consequências são piores em altas altitudes.

Ir por terra pode ser uma opção mais vantajosa. Um trem emite cerca de 14g de CO² por passageiro por quilômetro percorrido. Já um carro, com quatro ocupantes, emite 42g por passageiro por quilômetro. Em comparação, um avião com ocupação média, emite entre 210 e 530g de dióxido de carbono por pessoa por quilômetro. Esses dados assustam, não é mesmo?

Porém, isso não quer dizer que você precisa abandonar as viagens de avião, use as linhas aéreas apenas quando for estritamente necessário, em viagens de longas distâncias, acima de 700 quilômetros, por exemplo. A lógica é: quanto menor a quilometragem do voo, pior é a emissão de gases poluentes.

Caso não seja possível diminuir a sua pegada de carbono, você também pode compensar a quantidade de gases emitidos em um determinado período. 

Existem algumas empresas que fazem “vendem” uma compensação de carbono, investindo em projetos de reflorestamento e fontes de energia renováveis.

Algumas companhias aéreas, sabendo do nível de poluição que a viagem pode apresentar, oferecem esse serviço de compensação para seus passageiros, com um custo adicional. Mas apenas cerca de 1% dos viajantes aceita pagar.

Leia também: como ser mais sustentável: 5 dicas simples para mudar a sua vida

Dicas para uma viagem sustentável

Férias-sustentáveis-como-viajar-poluindo-menos-beegreen-sustentabilidade

Depois de decidir o melhor meio de transporte, com a menor emissão de carbono, você pode seguir outras dicas para deixar suas férias ainda mais sustentáveis.

  1. Na hora de fazer a reserva do hotel, procure por uma acomodação que tenha um selo sustentável. Além disso, faça suas refeições em restaurantes que sirvam produtos locais – quanto mais longa a distância que o alimento teve de percorrer para chegar a sua mesa, maior será a pegada de carbono.
  2. Prefira o transporte público local, assim você pode diminuir a emissão de carbono com carros particulares e ainda conhecer mais sobre os hábitos da cidade e seus moradores.
  3. Se você está viajando de avião, lembre de levar um copo reutilizável para água. É comum que as viagens aéreas tragam, além da pegada de carbono, muitos plásticos de uso único para água e lanches. Coloque o seu copo eco na sua bagagem de mão!
  4. Em viagens de carro, você pode preparar lanches e bebidas para levar. Assim você não precisa fazer paradas em pontos que não apresentem opções reutilizáveis (como postos de gasolina e até mesmo lanchonetes e restaurantes). 

Seguindo essas dicas você evita a compra de descartáveis e de quebra economiza. Você também pode levar seus produtos reutilizáveis de casa para evitar o uso de qualquer descartável na cidade que está visitando. 

Existem algumas agências de viagem, como a Trip Zero, que já aplicam o conceito de compensação de carbono. Quando o cliente reserva um hotel, eles calculam os gases poluentes que serão emitidos durante a viagem e compensam essa média. No caso da Trip Zero, não são cobrados custos adicionais do cliente por isso.

Itens para um kit de viagem completo

Agora separamos uma listinha do que não pode faltar na sua bagagem de mão!, confira:

Caso não tenha algum desses itens, visite nossa loja, ou um de nossos revendedores, antes de fazer as malas! Temos várias opções para deixar a sua viagem ainda mais verde e eco-friendly.

Férias-sustentáveis-como-viajar-poluindo-menos-beegreen-pegada-de-carbono

A Beegreen é uma empresa ecologicamente responsável, que acredita na sustentabilidade e consumo consciente. Siga nossas redes sociais, Facebook e Instagram, para saber de todas as nossas novidades.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os produtos

Precisa de Ajuda?