Nem mesmo no natal estamos isentos de uma certa dose de preocupação em relação aos impactos ambientais que causamos. Nessa data, o consumo de pequenos objetos de decoração e afins tende a ser maximizado e, infelizmente, o problema é a sua curta durabilidade, o material que é utilizado na sua produção e o local e condições de fabricação.
Assim, a gente aproveita o momento para lembrar que, mesmo na hora de escolher os enfeites para decorar a sua casa ou ceia, cabe repensar sobre o que estamos escolhendo.
1 – Enfeites renováveis:
Nesse aspecto, vale evitar aqueles materiais sintéticos como PVC, plástico ou poliéster e, como opção alternativa, ficam aqueles que tem como base materiais naturais, renováveis ou biodegradáveis, como por exemplo, frutas, algodão, vidro, bambu ou até mesmo folhas e galhos.
2 – Envolva materiais reciclados e recicláveis:
Na hora de presentear os amigos e familiares sempre queremos fazer com que a aparência do nosso presente seja no mínimo apresentável e bonito, e é sempre padrão as lojas oferecerem já uma embalagem toda estilizada para facilitar nossa vida. Mas a dica aqui é você demonstrar que realmente se importa com a pessoa e que está disposta a perder um pouquinho do seu dia para fazer uma embalagem criativa e o melhor de tudo sem utilizar embalagem de plástico. Que tal utilizar de um papel reciclado com ornamentos naturais? Fica lindo! Recuse as embalagens das lojas e crie a sua 😉
3 – Opte por itens naturais:
A decoração da mesa na ceia natalina costuma ser um ponto importante a se pensar, mas acredite, até nisso a gente pode facilitar e fazer as pazes com o meio-ambiente. Você pode substituir aqueles enfeites tradicionais de plástico, lantejoula ou glitter por frutas. Cortadas em formatos especiais ou mesmo organizadas lado a lado, são capazes de dar um brilho special para a mesa, além de se somarem como parte da refeição.
Mas se estamos falando do natal, precisamos dar uma atenção especial aos dois principais itens de decoração da data mais esperada do ano: a guirlanda e a árvore de natal.
4 – Crie a sua própria guirlanda:
Que tal substituir a sua guirlanda tradicional por uma natural? Ou algum outro material reciclável? A ideia é otimizar as possibilidades. Você pode utilizar desde pedaços de cano PVC que estão sendo inutilizados em sua casa, rolos de papel, ou até mesmo ser mais ousada e usar folhas, galhos e frutas. As possibilidades são infinitas, a imaginação não tem limites.
5 – Otimizando e cuidando na hora do descarte:
O natal é geralmente representa fartura, risos e família reunida, e a gente incentiva essa ideia. Mas vale a pena dispensar um tempo mensurando as quantidades de comida a fim de evitarmos desperdícios, além, é claro, de cuidar na hora do descarte. Lembre-se, materiais recicláveis não devem ser misturados aos não recicláveis e os rejeitos, por fim, são uma terceira classificação. Lembrando que você sempre pode optar por uma composteira doméstica para facilitar a separação no seu dia a dia, na qual também é uma ótima opção de presente de natal para seus amigos e familiares. Você pode encontrar aqui.
Desejamos a todos um feliz e ecologicamente correta celebração de natal!