#DesafioZeroDescartavel: como se planejar no nível Peixinho

Esta semana é muito importante para o planejamento de como você irá viver sem plásticos descartáveis durante o período que se propôs! Confira nossas dicas do nível Peixinho.

Peixinho:

Evitar plásticos de uso único, como copo, garrafas, talheres, canudos, sacolas e embalagens de guloseimas em geral como balas, doces, amendoim, salgadinhos, entre outros.

Já é um baita começo, não?!

Para enfrentar este nível, você precisa se preparar de duas formas:

  1. Carregue sempre consigo seu kit lixo zero composto por copo, talheres, canudo, sacola e garrafa reutilizável. Para adquirir um, confira esse kit incrível da Paz em Gaia:kit-lixo-zero-peixinho
  2. Essencial para os dias em que se esquece em casa, o kit lixo zero é necessário para evitar e recusar os plásticos que podem chegar até você! Estes itens, vêm automaticamente para nós se não estamos preparados, quer ver como?!

Copo e canudo

kit-lixo-zero-peixinho-copo-reutilizavel

Você combina com um amigo de tomar um chopp ou um suco numa lanchonete, e quando você se dá conta, te servem num copo descartável. Com certeza você já passou por isso! E isso acontece com frequência com o canudo também. Por isso, nestes casos é importante se antecipar. Ao pedir um suco, adiante que é em copo de vidro e sem canudo. Mesmo que a regra do local seja usar copo descartável, você como cliente pode exigir outro tipo de copo, que será durável e reutilizável.

Garrafa PET de água

A garrafa de água é um item que, ao ser evitado, além de economizar em natureza e plástico, economiza $$. Quer ver só?

Se você compra 2 garrafas de água por semana, a um preço médio de R$ 3,00 a garrafa de 500 ml, você pode economizar cerca de R$ 300,00 no final de cada ano. A maioria dos plásticos que vão parar nos rios e lagos é de garrafas PET, veja a foto abaixo, dos resíduos retirados do Rio Atuba pelo projeto Eco Barreira.

kit-lixo-zero-peixinho-garrafas-reutilizaveis

Talheres plásticos 

kit-lixo-zero-peixinho-talheres-reutilizaveis

Açaí, sorvete, café… são várias as situações que talheres descartáveis vem parar em nossas mãos. E fala sério, são muito desconfortáveis não é mesmo? É preciso prever o seu uso e saber evitá-los. Por exemplo, no caso de ir numa sorveteria, sempre opte pelo sorvete no cone comestível e sem uso da colherinha plástica. Para o café numa cafeteria, peça por uma colher de metal.

Potes de Vidro

kit-lixo-zero-peixinho-evite-plastico

Os potes de vidro de conserva, são ótimos para acondicionar alimentos diversos! Por isso, nossa dica para o desafio é: guarde todos os potes de vidro <3

O consumo de guloseimas no dia a dia é um alto gerador de lixo plástico, visto que todos são envoltos por plástico laminado. A dica é: Se programe e visite lojas e estandes a granel. Essas lojas vendem, além de grãos e chás, guloseimas também, como sucrilhos, chocolates, bolachas, balas etc! Vamos tentar? :)

kit-lixo-zero-peixinho-a-granel

Sacolas plásticas

kit-lixo-zero-peixinho-evite-sacolas-descartaveis

Ahhh, as sacolas plásticas! Elas estão em todos os lugares e chegam até nós como mágica! É na farmácia, na papelaria, no posto de gasolina, na lanchonete, aonde quer que seja e independente se compramos somente 1 item, nem ao menos somos perguntados se queremos a bendita! Neste caso, comece você recusando antes mesmo de começarem a colocar seus itens nela! Basta um “não vou precisar de sacola” ou “posso recusar a sua sacola?” que você já faz um nó na cabeça do atendente! Duvida? Então pratique :)

Para fazer compras na frutaria, loja a granel, supermercado ou mercearia, leve a sua ecobag! Com certeza você tem uma coleção em casa! Se não tiver, pode adquirir a sua conosco, usar mochila de costas ou usar caixas de papelão.

As caixas e mochila também são bem úteis quando você vai fazer compras despreparado. Geralmente os supermercados têm muitas destas caixas pois são nelas que os produtos ficam acondicionados. Então, por mais que não estejam disponíveis próximos aos caixas de pagamento, procure dentro da loja ou questione um atendente para lhe fornecer. Se ainda assim você tiver que usar sacola por falta de outra opção, opte pelas retornáveis que o próximo mercado possui e comercializa.

Nós já estamos nos preparando por aqui e vocês?

desafio-zero-descartavel-como-se-preparar

Recommended Posts
Showing 4 comments
  • grace
    Responder

    parabens pela iniciativa!

    • Beegreen
      Responder

      Obrigada Grace, ficamos muito felizes com o seu feedback. :)

  • Janaina Souza
    Responder

    Virou hábito levar eco bag

  • Ely
    Responder

    Eu apoio esta causa!

Deixe um comentário