Em julho lançamos a segunda edição do #desafiozerodescartavel, muita gente aderiu e hoje trazemos os resultados da nossa ação. Confira!
No mês de julho nós lançamos mais uma edição do Desafio Zero Descartável, juntamente com o movimento mundial do #PlasticFreeJuly, Para participar bastava escolher um nível e período para colocar em prática uma vida com menos descartáveis. Os níveis eram: peixinho, golfinho e tubarão, e períodos poderiam ser entre um e 30 dias.
Para começar o desafio, nós sugerimos alguns passos estratégicos: analisar o lixo produzido na sua casa por uma semana; escolher um nível e período; criar um plano de ação e compartilhar nas redes sociais com a hashtag; comunicar amigos e familiares sobre a proposta para ganhar apoio ou conseguir mais adeptos; compartilhar todas as suas ações com a hashtag #desafiozerodescartavel.
Muitas pessoas participaram do desafio e deixaram suas estratégias nas redes sociais. O principal foco da campanha era criar programas, metodologias, estratégias e começar novos hábitos de consumo consciente dentro de casa.
Ver essa foto no InstagramAvanços incorporados!! Para ilustrar o #desafiozerodescartavel deste julho com menos plástico.
Níveis do desafio
E durante o mês, nós postamos vários conteúdos aqui no blog e nas nossas redes sociais para ajudar no desafio e também criamos um grupo no Facebook para tirar dúvidas, trocar de experiências e dicas, que agora já conta com mais de quinhentos membros.
O nível Peixinho era o primeiro passo, o começo da mudança. A ideia era evitar o consumo de todo e qualquer plástico de uso único, os descartáveis. Copos, talheres, pratinhos e até mesmo as guloseimas embaladas em plástico eram vetadas nessa etapa.
O Golfinho era o nível para repensar o consumo do plástico em uma forma mais intensa. O desafio era reduzir o consumo de descartáveis com um tempo curto de uso. Entre os itens estavam: escovas de dente, esponjas de banho e aparelhos de barbear.
E o mais desafiador de todos os níveis, o Tubarão, era para transformar as pessoas em feras da sustentabilidade, abolindo vários níveis de plásticos do dia a dia, como embalagens de shampoo, detergente e outros produtos.
Como foi o desafio zero descartável 2019
Quase 1.5 mil pessoas e 20 empresas de diferentes cidades do Brasil aceitaram participar do nosso desafio. A grande maioria escolheu começar pelo nível peixinho (mais de mil). 300 pessoas participaram no nível golfinho e 90 abraçaram o nível tubarão.
A maior parte dos participantes se propuseram a seguir o desafio por pelo menos um mês. Mais de 97% acreditaram no seu potencial para diminuir o consumo de plástico durante o desafio e afirmaram que as embalagens e sacolas plásticas são as grandes vilãs no consumo de plástico.
As mulheres fizeram a sua parte e foram maioria no nosso desafio deste ano: cerca de 94% das participantes.
Nossas redes sociais também ficaram bem movimentadas. Foram mais de 35 mil curtidas, mil comentários e pouco mais de mil compartilhamentos nos nossos posts sobre o movimento feitos no Instagram e Facebook.
Agradecemos a todos que toparam participar do desafio e também tiraram alguns minutinhos para responder nosso formulário para gerar todos esses dados. Confira abaixo os resultados que atingimos!
E se você não participou, se inscreva no formulário abaixo para receber o alerta ano que vem. Mas lembramos que você pode começar a diminuir o seu consumo de plástico a qualquer momento!
Confira alguns depoimentos dos participantes
“Esse desafio me deixou com mais vontade ainda de reduzir o plástico.”
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Luciane C Flores Queiroz (@lucianeflores.queiroz) em
“Importantíssimo criar consciência no que estamos produzindo de lixo!”
“Ótima maneira de incentivar e conscientizar a população sobre um assunto tão importante!”
Ver essa foto no InstagramDia após dia menos plásticos… A meta é zeraaaar! É possível!!! #desafiozerodescartavel ??????????
Uma publicação compartilhada por Vanessa Oliveira (@vanessaoloppes) em
“Que iniciativa linda, vocês estão de parabéns. Espero que com isso muitas pessoas transformem suas maneiras de utilizar as coisas que a natureza oferece para a gente.”
“A metodologia de pensar em apenas menos 1 lixo é que me fez iniciar e foi aumentando o significado do meu dia. No primeiro dia pensei em pegar um copo e levar na bolsa para evitar o copo (afinal, menos 1 lixo importa) depois eu já estava com meus talheres, hoje já me vejo andando com copo para todo lugar, separo o lixo da minha casa, e me vejo procurando alternativas sustentáveis o tempo todo.
Obrigada por conscientizar a sociedade sobre os cuidados com o planeta!”
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Patricya Soares Bezerra (@patricyasb) em
“Obrigada! O projeto de vocês me fez abrir os olhos para várias coisas que eu não podia ver!”
“O desafio que vocês estão propondo é muito importante! Precisamos difundir essas iniciativas, eu mesma irei repassar para minhas amigas e amigos. Juntos podemos diminuir o consumo de plástico no mundo.”
E mesmo com o fim da campanha ainda deixamos o desafio: que tal tentar diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa? Afinal, a mudança de hábito começa por você. Nos siga no Instagram e Facebook e fique por dentro de todas as nossas ações!