A esponja vegetal (luffa aegyptica) é uma trepadeira da família da curcubitáceas, originária da Ásia, pode ser encontrada ao redor do mundo devido a sua facilidade de plantio. Conhecida como uma grande aliada da natureza e da nossa beleza, ela pode ser usada tanto para tomar banho, quanto para lavar a louça.
BELEZA
Suas fibras são um ótimo esfoliante natural que ajudam a remover as impurezas e células mortas, evitando também a formação de pelos encravados. Ajuda a combater a celulite, reativa a circulação, além de dar uma textura aveludada e macia para a pele.
LAVANDO LOUÇA
Para lavar louça ela é perfeita, pois não risca as louças e dura até 6 vezes mais que as esponjas comuns, e é biodegradável. Mas segue um alerta, deixá-la úmida e em local com pouca circulação de ar é um banquete para as bactérias, é preciso higienizá-la.
CUIDADOS
Para isso basta colocar a bucha umedecida no micro-ondas por 20 segundos pelo menos uma vez na semana. Não tem micro-ondas? Então, mergulhe a esponja em um recipiente com água, um pouco de vinagre branco e bicarbonato de sódio, deixe agir por uns minutos, isso matará as bactérias.
DESTINAÇÃO
Se ela mudar de cor ou ficar com cheiro, é chegada a hora de trocar. Já não bastasse todas essas qualidades, no fim da vida útil da esponja ela ainda pode fazer parte da sua composteira doméstica. Mas, antes de acrescentar a esponja a compostagem, é necessário tirar todos os resíduos visíveis e deixar de molho em água fervendo, isso ajudará a retirar todos os resíduos de detergente e outros produtos químicos, aí pode acrescentá-la a compostagem. Com isso você diminui sua geração de lixo e ainda ajuda produtores locais e a natureza, não é uma ótima ideia?