Carnaval sustentável: como curtir a festa com produtos reutilizáveis

O carnaval é a festa de rua mais popular do Brasil, época de descontração e alegria, com inúmeras pessoas sambando, sorrindo e cantando. Tudo isso movimenta o comércio local, com vendas de alimentos e bebidas, que infelizmente são, em sua maioria, produzidos em embalagens plásticas, podendo gerar uma grande quantidade lixo nas ruas, se não descartados em local apropriado. Tanto que ano passado, só no Rio de Janeiro, foram retirados cerca de 486 toneladas de lixo após o carnaval.

Entre os itens que mais poluem estão o glitter, microplástico mais presente nos oceanos, contabilizando 15 a 51 trilhões de partículas nos mares, de acordo com o Imperial College London, prejudicando diversas espécies marinhas como peixes, o qual acabam se alimentando do material. Além disso, há também embalagens plásticas, canudos e pedaços de fantasias. Mas será que existe alguma forma de termos um carnaval sustentável? A resposta é sim! E vamos te mostrar como!

Seu carnaval sustentável e colorido

Lembrando que o glitter é o item mais poluente do carnaval, mas para combater esse mal e promover a sustentabilidade, algumas empresas já produzem o glitter biodegradável, fabricado a partir da celulose ou outros componentes como algas, que são biodegradáveis e se deterioram no ambiente e não prejudicam o ambiente marinho.

Mas o glitter não é o único vilão dessa história, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE), o Brasil consome cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, correspondendo a 1500 toneladas de detritos produzidos. Esses dados são assustadores, e no carnaval esses números tendem a aumentar! Uma alternativa para reduzir o acúmulo de plástico são os copos reutilizáveis, como o Meu Copo Eco.

O mercado da moda é um dos mais poluentes e consumidores de água potável do mundo, então ao invés de comprar uma fantasia, que tal alugar ou montar uma nova com base na antiga ou até aquela roupa que você não usa mais? Assim, você contribui para um carnaval sustentável e economiza. Custo e benefício unidos em uma coisa só.

Nesse carnaval também recomendamos o uso de transportes sustentáveis como bicicletas, patinetes, skate ou qualquer meio que seja mais coletivo. Pegue uma carona com os amigos, chame um aplicativo de transporte e reduza o impacto ambiental.

E lembre-se, leve o seu canudo de inox

Não esqueça de levar o seu canudo de inox para a festa, visto que o de plástico é um dos principais poluentes que se encontram nos oceanos. Então, é de extrema importância lutarmos para inserirmos cada vez mais esse item na sociedade, pois pequenos atos são de extrema importância para a sustentabilidade. E o exemplo se dá pela ação, então o fato de você estar curtindo com seu canudo inox e reduzindo a quantidade de lixo produzido na festa inspira as pessoas e conscientiza sobre a causa. Por isso, no carnaval, faça você a diferença!

Só mais uma dica: #foliacomresponsa

use-canudo-de-inox-no-carnaval

E aí, gostou desse artigo? Então compartilha com os seus amigos nas redes sociais! Aproveite e nos siga no Instagram e no Facebook. Para ficar por dentro das nossas ações. Lembre-se, estamos juntos para fazer do mundo um lugar melhor!

Todos os produtos

Entre em contato!