Que nós amamos falar sobre sustentabilidade você já sabe, mas hoje vamos unir nosso assunto favorito a outro tão importante quanto: a saúde feminina.
A saúde da mulher envolve vários âmbitos e temas. Sentir-se bem consigo mesma requer atenção, carinho e cuidados com o corpo e a mente. A higiene íntima no dia a dia e os dias de menstruação ainda são vistos por muitas mulheres como um assunto desconfortável.
Mas uma coisa é certa, quanto mais entendemos sobre o nosso corpo e nossas necessidades, mais conseguimos desconstruir alguns bloqueios, nos amar mais e encarar com naturalidade temas que um dia já foram tabus.
E quando a gente fala de saúde não tem como deixar de lado a saúde do meio em que vivemos, afinal, está tudo conectado! Menstruação e sustentabilidade são temas cada vez mais relevantes nas rodas de conversa.
De acordo com um estudo da Universidade de Yale, em Connecticut, EUA, as mulheres possuem uma maior consciência e atitude quando se fala de questões ambientais e preservação. Desta forma observa-se uma preocupação das mulheres em relação ao uso de absorventes descartáveis, visto que, são utilizados em média 10 mil absorventes descartáveis ao longo da vida de uma mulher que menstrua. Estes absorventes contêm plástico e outras substâncias prejudiciais à saúde da mulher e do meio ambiente, e demoram aproximadamente 400 anos no processo de decomposição, causando grande impacto ambiental pelos resíduos gerados.
Diante deste cenário faz todo sentido que as mulheres procurem alternativas mais sustentáveis também para os absorventes. E se você, assim como nós, busca um estilo de vida mais saudável, te daremos vários motivos para optar por absorventes sustentáveis.
O uso de absorventes descartáveis, principalmente em dias de muito calor, causam o aumento da temperatura corporal também nas regiões íntimas aumentando a transpiração e favorecendo a proliferação de fungos e bactérias podendo causar infecções, corrimento e irritações, o que causa muito incômodo. Além disso, as substâncias químicas presentes nos absorventes descartáveis são muito prejudiciais, pois eles são compostos por materiais sintéticos, fragrâncias e corantes, que podem causar alergias. Por muito tempo eles foram uma escolha predominante, mas hoje este cenário está mudando.
Hoje já existem opções como calcinhas absorventes, absorventes reutilizáveis e copinho coletor que são escolhas mais amigáveis ao meio ambiente, benéficas à saúde e socialmente conscientes. São opções feitas com materiais mais naturais como algodão orgânico e fibras naturais, o que permite melhor circulação do ar reduzindo os danos que mencionamos anteriormente. Há relatos de usuários de métodos mais alternativos que indicam redução de alergias e sensação de mais conforto nos dias de menstruação.
Sem falar no benefício de uma relação mais íntima com o seu próprio corpo, estabelecendo uma conexão mais natural e proporcionando autoconhecimento e empoderamento. Essas opções não apenas reduzem o impacto ambiental, mas também incentivam uma abordagem mais consciente e fortalecida em relação ao ciclo menstrual, nos convidando a estabelecer uma conexão mais íntima com nossos corpos e o ambiente natural, mudando a ideia de que a menstruação é algo sujo ou vergonhoso. Tudo isso contribui para promover uma maior aceitação e valorização do “ser mulher” e de encarar a menstruação como algo natural, importante e até mesmo sagrado.
Segundo Zanola et al. (2018), as mulheres que usam coletor menstrual passam a se relacionar melhor com seu ciclo e as alternativas mais sustentáveis são vistas pelas mulheres como “pontos de virada” em sua relação com seu próprio corpo e com a menstruação. Essa transformação individual pode ter um impacto significativo na forma como a menstruação é percebida e vivenciada, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e consciente.
Individualmente essa transformação pode ser incrível, por isso te convidamos a se permitir um novo olhar sobre a saúde feminina, a ser exemplo para as amigas e assim criarmos juntas novas possibilidades de uma vida mais conectada com o que a natureza e a feminilidade podem nos proporcionar.
A gente tá aqui, sempre se movimentando para oferecer opções mais sustentáveis, e para os dias de menstruação não seria diferente. Juntas buscamos respostas para reduzir os danos ambientais causados pela higiene menstrual. Então fiquem ligadas, que vem novidade por aí!
#SustentabilidadeFeminina #CuidadoComSeuCorpo #MenstruaçãoESustentabilidade
______________________________________________
Referências:
Gender Differences in Public Understanding of Climate Change
https://www.researchgate.net/profile/Erica-Sobreira-2/publication/362592027_Higiene_Menstrual_investigando_a_preferencia_e_resistencia_ao_consumo_de_alternativas_sustentaveis/
links/62f3293688b83e7320c09904/Higiene-Menstrual-investigando-a-preferencia-e-resistencia-ao-consumo-de-alternativas-sustentaveis.pdf
https://eurofarma.com.br/artigos/por-que-a-mulher-precisa-ter-cuidado-com-a-higiene-intima
https://www.linkedin.com/pulse/sa%C3%BAde-%C3%ADntima-conscientiza%C3%A7%C3%A3o-escolhas-sustent%C3%A1veis-green-matchbr/?originalSubdomain=pt
ZANOLA, F. A. et al (2015). Por dentro do copinho: um estudo sobre o consumo de coletor menstrual, PR. In: Encontro da ANPAD, 42, cód. MKT1719, 2018, Curitiba. Anais…Curitiba, 2018.