Quantas vezes já ouvimos a seguinte frase “A vida é feita de escolhas”?
Essa frase também faz total sentido quando falamos das escolhas que fazemos diariamente e que impactam o meio ambiente!
Com a crescente preocupação com a sustentabilidade, a reciclabilidade se tornou um tema crucial para se abordar.
O que é reciclabilidade e por que ela é tão importante? A reciclabilidade é a capacidade de um produto ser reciclado ou reutilizado após o seu uso inicial.
Essa capacidade varia de acordo com diferentes fatores, incluindo sua composição, facilidade de separação, disponibilidade de tecnologias de reciclagem e demanda por materiais reciclados no mercado. Materiais com alta reciclabilidade são aqueles que podem ser facilmente separados, processados e transformados em novos produtos com eficiência e qualidade.
Produtos como garrafas de plástico, vidro, isopores e embalagens de salgadinho, ainda que possuam materiais que são capazes de ser reciclados, acabam por nem sempre passar por esse processo por terem índices de reciclabilidade baixos.
De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), o Brasil produz aproximadamente 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano. Deles, apenas 3% são reciclados.
Consequências desses dados são visíveis no nosso dia a dia. A superlotação de aterros sanitários e o descarte indevido de lixo são os maiores causadores de enchentes nos centros urbanos, proliferação de doenças ou até mesmo efeitos negativos à vida selvagem.
A boa notícia é que adotar práticas de reciclabilidade no dia a dia não é tão complicado quanto parece. A separação ideal de resíduos e a higienização de materiais que vão para o lixo, a reciclagem e a reutilização tem o poder de aumentar o índice de reciclabilidade dos materiais a longo prazo.
Outra opção é a destinação mais consciente de vidros e plásticos em pontos de coleta específicos. Algumas marcas, por exemplo, recebem embalagens em troca de descontos e vantagens na hora de adquirir um novo produto. As chamadas embalagens retornáveis entram nessa categoria.
A prática da substituição consciente por produtos reutilizáveis e materiais eco-friendly faz parte como um dos principais caminhos para essa mudança.
Aqui na Beegreen, 80% da nossa principal linha de produtos se encaixa perfeitamente no pacto da adoção de práticas mais green, sendo recicláveis ou biodegradáveis. Como por exemplo utilizar os canudos de inox, sacos ecológicos de algodão para compras, ecobags, net bags para fazer feira e copos reutilizáveis ao invés dos descartáveis.
Além dos produtos, nos preocupamos na forma em como ele chega até você. Pensamos em tudo, pois 95% das nossas embalagens são feitas de papel.
O vidro, apesar de ter sido escolhido para os nossos desodorantes naturais, entra na categoria green por sua fácil reutilização e ressignificado dentro de casa, e por ser retornável de forma acessível e democrática.
Assim garantimos que a reciclabilidade continue desempenhando um papel fundamental na preservação do meio ambiente e na redução de resíduos. Ao reciclar, estamos economizando recursos naturais, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa e ajudando a proteger a vida selvagem e os ecossistemas.
Além disso, a adoção de práticas de reciclabilidade também pode ter benefícios econômicos, como a criação de empregos na indústria da reciclagem e a redução dos custos associados à extração e produção de novos materiais.
Faça a diferença hoje!
Pequenas ações podem ter um grande impacto, e a Beegreen está com você para te ajudar a colocar essas ideias em prática!
Juntos, podemos fazer do mundo um lugar melhor para as gerações futuras. Um produto decada vez!
Referências:
1. https://netzero.projetodraft.com/o-que-e-reciclabilidade/
2. https://abrelpe.org.br/panorama-2020/
3. https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/reciclabilidade/#:~:text=Reciclabilidade%20est%C3%A1%20relacionada%20%C3%A0%20qualidade,%E2%80%9Creciclabilidade%E2%80%9D%20do%20produto’.
4. https://akatu.org.br/residuos-consumo-consciente/