9 Barreiras Planetárias

Você já ouviu falar nas 09 barreiras planetárias? Este é um conceito desenvolvido por cientistas a respeito de limites que não devem ser ultrapassados se quisermos preservar o planeta em que vivemos. É a definição de até que ponto o desenvolvimento pode chegar sem que as consequências deste desenvolvimento sejam irreversíveis para o planeta Terra.

Conhecer esses limites é importante para todas as camadas da sociedade, tanto para
incentivar mudanças de hábitos como para criação de políticas públicas e gestão de territórios. Desde a revolução industrial até os dias de hoje temos testemunhado diversas consequências advindas da atividade humana decorrentes do desmatamento, poluição e aquecimento global. É importante saber qual é o limite seguro para preservação da vida na Terra.

Desta forma em 2009, sob liderança do sueco Johan Rockström, um grupo de cientistas integrantes do Stockholm Resilience Centre (SRC) identificou nove dos chamados “limites planetários” (“planetary boundaries” em inglês) – eles são, como o nome já diz, limites ambientais seguros dentro dos quais a humanidade pode se desenvolver sem que as mudanças ambientais sejam irreversíveis. Estes limites foram estabelecidos baseando-se em cálculos que levaram em conta a taxa de resiliência do planeta, ou seja, a capacidade do planeta retornar ao seu estado natural após uma perturbação.

Destes 09 limites definidos, podemos citar alguns que já se encontram na zona de risco alto. São eles: integridade da biosfera, mudanças climáticas, novas entidades (como microplástico) e alterações dos fluxos biogeoquímicos. Outros 02 limites que estão em risco crescente são: mudanças no uso da terra e uso de água doce. Os 03 últimos são o acidificação do oceano, carga de aerossol atmosférico e esgotamento do ozônio estratosférico.

De acordo com o estudo da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, que foi divulgado dia 13 de setembro de 2023, seis dos nove limites planetários fundamentais para um planeta seguro e estável foram ultrapassados.

De toda forma, é notório que o desafio de minimizar os impactos das ações humanas em relação aos limites planetários é muito grande, ainda mais no ritmo de desenvolvimento que nos encontramos hoje. Além disso, o fato de termos uma inter-relação no ecossistema terrestre ainda agrava o problema, pois os impactos significativos em uma fronteira podem causar danos em outras.

A degradação da camada de ozônio por exemplo, permite que radiações ultravioletas atinjam a superfície da Terra enquanto que o carregamento de aerossóis para a atmosfera faz com que estas partículas atuem absorvendo ou espalhando a radiação solar, ambos ocasionando em mudanças climáticas. Já as mudanças climáticas têm relação direta com a agricultura e uso da terra e com a ocorrência de eventos climáticos extremos como fortes chuvas causando alagamentos, secas prolongadas, ondas de calor, redução das calotas polares, elevação do nível do mar, dentre outros. Assim como as mudanças no uso da terra através da agricultura podem afetar os ciclos biogeoquímicos pelo uso de agrotóxicos e ocasionalmente causar a perda de biodiversidade. Falando em perda de biodiversidade a acidificação dos oceanos também causa grande perda além de influenciar no aquecimento global e nas mudanças climáticas também. A acidez afeta os recifes de corais e organismos que estão na base da cadeia alimentar marinha como o plâncton, o que prejudica toda a vida marinha, desde de peixes até mamíferos marinhos.

É muito importante jogar luz nesse tema e muito necessário planejar estratégias baseadas em ciência para mitigação dos impactos. Outra questão importante é traduzir estes estudos e comunicar os resultados ao público de forma clara e realística para que todos entendam a necessidade de ações urgentes para mudança.

Por aqui na Beegreen estamos sempre perpassando por este tema. Trabalhamos para fortalecer estes assuntos, além é claro, de trabalhar para inserir hábitos saudáveis para você e o planeta no dia a dia de todos. Pensando em contribuir com a solução desta problemática a Beegreen possui diversos itens para a substituição de objetos de uso único como copos reutilizáveis, canudos de inox, sacolas ecológicas, calcinhas absorventes e cosméticos naturais com embalagens recicláveis. Por aqui você tem várias opções amigas do planeta!

Acreditamos que as atitudes individuais fazem total diferença no coletivo! Juntos podemos fazer escolhas melhores para uma rotina mais sustentável a favor da saúde da nossa comunidade e do planeta em que vivemos. Conte com a gente!

#Beegreen #Sustentabilidade #ConsumoConsciente #ProdutosSustentáveis
#9BarreirasPlanetárias

Referências:
1. https://www.ecycle.com.br/limites-planetarios/
2. https://mercyforanimals.org.br/blog/6-dos-9-limites-planetarios-ja-foram-ultrapassados-segundo-estudo-publicado-pelo-centro-de-resiliencia-de-estocolmo/

Todos os produtos

Entre em contato!