Nova York é o segundo estado a proibir o uso de frascos plásticos de toalete descartáveis nos hotéis, com previsão de entrada em vigor a partir de 2024.
O estado de Nova York aprovou uma legislação que eliminará milhões de frascos plásticos de toalete descartáveis dos hotéis. Os projetos de lei S543 e A5082 – liderados pelo senador estadual Todd Kaminsky e o deputado Steve Englebright – proíbem hotéis e motéis de fornecer garrafas plásticas de plástico descartáveis menores que 350ml em quartos de hóspedes.
As novas leis entram em vigor em 1º de janeiro de 2024 para todos os hotéis com mais de 50 quartos e um ano depois para todos os hotéis menores.
Aproximadamente 8 a 10 milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos do mundo todo ano, onde ameaçam a vida marinha. Nos últimos anos, relatos e imagens de animais sofrendo inundaram a Internet, muitos mostrando baleias com estômagos cheios de plástico, tartarugas com canudos de plástico enfiados nas narinas e peixes embrulhados em anéis de plástico. Uma foto famosa postada no Instagram em 2017 mostrou um cavalo-marinho na costa da Indonésia segurando um cotonete de plástico na cauda.
“Reduzir os plásticos descartáveis é vital na luta contra a crise climática – o plástico é uma importante fonte de emissões de carbono e uma âncora financeira para a indústria de combustíveis fósseis. Esta nova lei aborda o problema cada vez maior associado aos resíduos de plástico e evitará que dezenas de milhões de garrafas plásticas se tornem um fardo de resíduos em Nova York todos os anos”, Eric A. Goldstein, Advogado Sênior e Diretor Ambiental da Cidade de Nova York em Recursos Naturais Conselho de Defesa.
Redes de hotéis dispensam plástico descartável
Assim que for sancionada como lei, Nova York se tornará o segundo estado do país a decretar tal proibição. Em 2019, o estado da Califórnia decretou a proibição de garrafas plásticas de toalete descartáveis, com início em 2023.
Nos últimos anos, várias grandes redes de hotéis começaram a adotar alternativas reutilizáveis. Em 2019, a Marriott, a maior rede de hotéis do mundo, se comprometeu a interromper o uso de mini frascos de plástico de higiene em todas as suas 7.000 propriedades até dezembro de 2020. A empresa estima que evitará cerca de 500 milhões de resíduos de plástico todos os anos. O anúncio seguiu um compromisso semelhante do InterContinental Hotels Group, que possui as redes Holiday Inn e Crowne Plaza, bem como Walt Disney Co. e Hyatt Hotels.
Por Nicole Axworthy, via VegNews