Receitas de produtos naturais para limpeza

Todos os produtos de limpeza causam algum impacto ao meio ambiente, um dos principais problemas é a química com a qual eles são feitos, muitos são desenvolvidos a partir de derivados de petróleo (que não são biodegradáveis) e substâncias tensoativas (que fazem com que elementos como a água e o óleo percam a capacidade de se manterem separados). Além disso, para melhorar o poder de limpeza, são adicionados agentes sequestrantes e quelantes, conservantes, corantes e fragrâncias. No Brasil, são usados diariamente os mais variados produtos de limpeza e higiene, estes por sua vez atingem o sistema de esgotos e, sem o devido tratamento acabam indo parar em rios e lagos, causando diversos efeitos na vida aquática e consequentemente aos seres humanos, isso sem mencionar a produção das embalagens.

Você sabia que não há nenhuma necessidade de comprar produtos de limpeza pré-embalados? Você pode fazer o seu próprio e dessa forma ajudar o meio ambiente, além disso acaba economizando. Inclusive, é bem provável que encontre vários ingredientes no seu armário, dá uma olhada nas receitas abaixo:

Limpador (para todos os fins): Encha um frasco de spray com vinagre e água. 1 parte de vinagre para 3 partes de água e pronto, já dá para limpar despreocupadamente sem ferir o meio ambiente. Caso o cheiro do vinagre não agrade, você pode acrescentar limão e tomilho a essa mistura. Mas, se não gostar, você pode usar: lavanda, alecrim, cascas de laranja, menta, hortelã, cravo ou canela (em pau), eucalipto, entre outros.

Fonte: http://www.tudoporemail.com.br/

Foto: Menos 1 Lixo

Foto: Menos 1 Lixo

Desinfetante (para todos os fins): Você vai precisar de um pote de vidro com tampa para armazenar a mistura. A receita é simples, basta deixar várias cascas de limão de molho no vinagre, com o pote fechado descansando por umas 2 semanas. Após esse período, dá para limpar tudo com essa mistura.

Fonte: https://www.umanosemlixo.com

Limpador de microondas: Você vai precisar de um recipiente durável, pode ser uma cumbuca de porcelana, por exemplo.

Ingredientes:

  • 1/4 xícara de vinagre

  • 1 xícara de água

Ferva a mistura de 3 a 5 minutos, depois deixe por mais 10 minutos lá dentro. Após esse período, limpe o microondas com um pano úmido. Essa dica também funciona com suco de meio limão (ao invés de usar vinagre) na xícara de água.

Fonte: http://www.casaecozinha.com

Foto: Dicas de Mulher

Foto: Dicas de Mulher

Espelhos: Você vai precisar de várias folhas de jornal.

Ingredientes:

  • 1 xícara de vinagre

  • 3,5 litros de água

Despeje uma xícara de vinagre em 3,5 litros de água, pegue uma folha amassada de jornal, mergulhe na solução e passe sobre o espelho. Seque com uma folha limpa de jornal.

Fonte: http://receitasdeminuto.com/

Banheiro – Azulejos: Você vai precisar de um balde e uma esponja (dê preferência a bucha vegetal, além de obter o mesmo resultado das esponjas normais, ela não riscará os azulejos).

Ingredientes:

  • 1 copo de vinagre de maçã (200ml)

  • 1 copo de bicarbonato de sódio (200g)

  • 1 copo de amoníaco (150ml)

  • 4 litros de água

Esquente 4 litros de água (não deixe ferver), acrescente o resto dos ingredientes (vinagre, bicarbonato de sódio e amoníaco), pegue uma esponja, molhe com a mistura acima e passe na área a ser limpada. Quando terminar, basta secar com um pano que o brilho vai aparecer imediatamente.

Fonte: https://melhorcomsaude.com.br

Foto: Casa e Cozinha

Foto: Casa e Cozinha

Descalcificar chaleiras: Basta encher a chaleira até a metade, acrescentar algumas fatias de limão e deixar ferver por 3 vezes com intervalo de 15 minutos. Repita o processo caso precise, após isso seque com um pano limpo.

Fonte: https://donasdecasaanonimas.com

Amaciante: Adicione uma xícara de vinagre branco durante o ciclo de enxágue.

Removedor de manchas e odores (tapetes e móveis): Você vai precisar de um recipiente (que lembre um saleiro, por exemplo) e uma colher para misturar os ingredientes.

  • 2 xícaras de bicarbonato de sódio;

  • 10 a 20 gotas de óleo essencial de sua preferência;

Combine o bicarbonato de sódio com as gotas de óleo essencial, misture bem com uma colher e em seguida é só aplicar a mistura sobre o tapete. Deixe a mistura agir por 15 minutos e use o aspirador de pó para retirar o que sobrou e pronto. Dica: Caso você não tenha um saleiro ou ache muito pequeno o seu para aplicação, com um furador faça furos em uma cartolina, depois cubra uma vasilha com ela e assim polvilhe a mistura sobre o sofá ou tapete.

Fonte: https://www.ecycle.com.br

Lavar fraldas: Você vai precisar de um balde para deixá-las de molho.

  • 1/4 xícara de bicarbonato de sódio

Despeje a medida acima em água morna, logo após coloque as fraldas de molho e deixe durante a noite. No dia seguinte basta lavá-las normalmente.

Desentupidor de ralo: Você vai precisar de uma xícara.

Ingredientes:

  • 1/3 xícara de bicarbonato de sódio

  • 1 xícara de vinagre branco

Despeje diretamente no ralo as medidas acima, deixe agir por uns 15 minutos e jogue água fervente em cima. Repita o processo caso precise.

Lavar louças na lava-louças:

Ingredientes:

  • 1 1/2 xícara de ácido cítrico

  • 2 xícaras de bicarbonato de sódio

  • 1/2 xícara de sal

Preparo: Basta misturar todos os ingredientes acima e adicionar no compartimento de lavagem. Dica: Use uma colher de sopa por lavagem.

Fonte: https://www.fazfacil.com.br

Panos de limpeza: Em vez de comprar panos de limpeza embrulhados em plástico, recicle toalhas velhas, assim como flanelas, lençóis usados e ou camisetas antigas.

Foto: https://www.naturebacurasnaturais.com

Foto: Natureba Curas Naturais

Sabão (para louças e roupas): Este sabão é perfeito para lavar louças e roupas, além disso você colabora com o meio ambiente. Você vai precisar de luvas, 1 balde grande, 1 coador de pano ou peneira, vasilhas grandes duráveis para deixar o sabão secando e um cabo de vassoura.

Ingredientes:

  • 5 litros de óleo usado e coado

  • 1 kg de soda cáustica (de preferência líquida)

  • 1 copo de sabão em pó (opte pelos vendidos em embalagem de papel)

  • 1 copo de vinagre branco

  • essência (a que preferir, é opcional)

Preparo: Coe o óleo utilizando um coador de pano ou peneira (sendo a primeira opção a melhor), depois aqueça levemente o óleo e dilua o sabão em pó em um pouco de água e adicione a essência (opcional). Derrame o óleo morno em um balde grande, mexendo com um cabo de vassoura junte a soda cáustica, o sabão em pó e o vinagre (nesta ordem). Quando a mistura formar uma calda grossa, derrame nas vasilhas duráveis e deixe secar por 24 horas e corte em cubos.

Fonte: https://www.naturebacurasnaturais.com/

Copo brilhante: Mergulhe o seu copo em uma solução de vinagre e água e depois seque com um pano. Pronto, o seu copo vai brilhar!

Limpador (para frigideiras queimadas): Coloque água na panela até cobrir a parte queimada, adicione 1 xícara de vinagre e deixe ferver. Retire do fogo e adicione 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (nota: ele vai ferver). Esvazie a panela e esfregue. Pronto, a sua panela parecerá novinha em folha novamente.

Fonte: https://www.assimquefaz.com

Dica do bem: Para aqueles que não são fãs do Do it Yourself (faça você mesmo) prefira produtos orgânicos, com certificação ambiental e com programas de reciclagem.

 

Tópicos recentes

Deixe um comentário