A sustentabilidade não deve ficar restrita apenas à vida doméstica. Levar para o ambiente empresarial pode fazer grande diferença, como você confere no texto a seguir.
Quem trabalha em um ambiente corporativo pode confirmar: a quantidade de lixo produzido pode ser (bem) acima da média. Isso acontece porque num escritório, por exemplo, as próprias rotinas de trabalho podem incentivar uma produção desnecessária de lixo. São papéis, copos plásticos e demais materiais que são utilizados apenas uma vez e depois descartados.
Do ponto de vista ecológico, essa prática de consumo desmedido é extremamente prejudicial. Reflita por um momento: se o lixo é excessivo no lugar onde você trabalha, quanto impacto essa prática deve ter num contexto nacional ou mundial?
Pensando nisso, separamos algumas dicas para você, gestor ou colaborador, diminuir o desperdício na empresa em que você trabalha. Essas medidas certamente contribuirão para tornar sua empresa ou escritório mais ecologicamente corretos. Os benefícios gerados pela adoção dessa prática poderão te surpreender, inclusive financeiramente!
1- Menos lixeiras, mais reciclagem
Na maioria das vezes achamos que soluções sustentáveis precisam ser mirabolantes. Na verdade, as mais simples acabam sendo as mais eficientes. Por exemplo, você já parou para pensar se as lixeiras disponíveis no seu ambiente de trabalho são realmente eficientes? Ou se as pessoas realmente estão separando os resíduos orgânicos dos recicláveis?
Parece um mero detalhe do espaço de trabalho, mas uma boa ideia é diminuir a quantidade de lixeiras disponíveis. Se cada um tiver sua lixeira embaixo da mesa, é impossível acontecer a separação correta, uma vez que papéis e cascas de frutas são descartadas na mesma lixeira. A melhor forma das pessoas separarem corretamente, é criar ilhas de coleta seletiva na empresa, separadas em lixeiras de recicláveis, orgânicos e rejeitos, bem identificadas, para que as pessoas tenham que se levantar para encaminhar seu resíduo e escolher a lixeira correta.
Dessa forma, começa-se a criar essa consciência dentro da empresa, fazendo os colaboradores refletirem mais sobre o lixo que produzem.
2- Aparelhos eletrônicos
Algumas empresas fabricantes de equipamentos eletrônicos ainda apostam na chamada “obsolescência programada” na hora de criar seus produtos. Isso significa dizer que seus aparelhos possuem um período de “vida útil”.
Assim, um computador se torna obsoleto ou começa a estragar depois de pouco tempo de uso, o que incentiva o comprador a adquirir um novo. E, como sabemos, o consumismo é inimigo da sustentabilidade. Isso também gera resíduos eletrônicos desnecessários, que nem sempre têm o encaminhamento é realizado de maneira adequada. Por isso, a dica é investir em empresas de eletrônicos que se mostrem amigas da natureza!
Além disso, quando houver a necessidade de se desfazer desses itens, procure um local adequado para fazer o encaminhamento ou, até mesmo, vender os computadores obsoletos para empresas que fazem manutenção desses aparelhos. Vale a pena pensar um pouco mais antes de simplesmente jogar algo fora.
3- Reduzir lixo de materiais de escritório e descartáveis
Quantas folhas de papel sua empresa utiliza por dia? E quantas folhas ela realmente precisa? Essa é certamente uma quantidade difícil de especificar. De fato, materiais de papelaria e escritório muitas vezes acabam sendo consumidos de maneira desnecessária.
Uma maneira de resolver essa situação é programar as impressoras para imprimir sempre frente e verso, por exemplo. Isso já assegura uma diminuição de pelo menos 50% no consumo de papel.
Outra solução que pode ser adotada é verificar com os fornecedores a possibilidade de enviar materiais sem o uso de embalagens. Algumas empresas até oferecem descontos para quem opta por essa modalidade. Incrível!
E o que dizer dos famosos descartáveis? São copinhos, pratos, talheres, guardanapos, papéis-toalha e mais papel para secar as mãos, entre outros. Uma solução é incentivar os colaboradores a substituir copinhos descartáveis por uma garrafinha BPA-free, ou de inox, uma caneca ou copos reutilizáveis também ajudam, e muito! Além de que esse material pode ser personalizado com a marca da empresa e o nome do colaborador, deixando o ambiente de trabalho ainda mais pessoal. Vale a tentativa!
Participe e incentive de projetos sustentáveis
Espírito de equipe é ideal para o sucesso de qualquer empresa. Por que não se unir também para ajudar o planeta? Uma ideia é realizar algum concurso que possa premiar e incentivar colaboradores que desenvolverem projetos sustentáveis. Não seria maravilhoso? Plantar árvores, ajudar a horta de uma escola local, apoiar um grupo de escoteiro, uma cooperativa
Se a equipe se mostrar animada com a ideia, vocês também podem participar de projetos como o #desafiozerodescartável. É uma ideia simples, mas muito efetiva: a empresa escolhe um período e um nível desejado para tentar viver sem descartáveis. Que tal aproveitar o mês do desafio para tirar copos e descartáveis da sua empresa? Confira nosso vídeo e saiba mais!
E aí, gostou desse artigo? Então compartilha com os seus amigos nas redes sociais! Aproveite e nos siga no Instagram e no Facebook, para ficar por dentro das nossas ações. Lembre-se, estamos juntos para fazer do mundo um lugar melhor!