Dia Mundial da Limpeza: veja como você pode ajudar a sua cidade

Que tal parar um dia para ajudar na limpeza de todo o planeta? Descubra como participar do Dia Mundial da Limpeza, dia 21 de setembro de 2019! Let’s Do It!  

Todos os dias, muitas pessoas embarcam na prática do consumo consciente e na redução de sua geração de resíduos. E isso é uma ótima mudança, afinal, é o que precisamos para garantir um planeta mais saudável. Porém, infelizmente ainda é comum encontrar muito lixo disposto irregularmente em rios, lagos, praias, terrenos baldios, canteiros de flores, etc.

Pensando exatamente na necessidade de mudança desta realidade e na interação entre as pessoas, o Dia Mundial da Limpeza acontece em vários países, em um dia inteiro voltado para a limpeza do nosso planeta a partir de ações locais e a conscientização para os padrões de produção, consumo e descarte. 

Existe uma organização internacional que coordena as ações todos os anos, é a Let’s Do It, Vamos Fazer Isto, em tradução livre. No site é fácil encontrar uma lista de todos os países, estados e cidades que estão envolvidas na ação. 

História do Dia Mundial da Limpeza

A ideia de um Dia Mundial da Limpeza veio depois de uma ação que tomou forma na Estônia, em 2008. Mais de 50 mil pessoas se uniram para fazer a limpeza de todo o país, que durou cinco horas. O efeito foi tão grande que o lixo jogado ilegalmente em terrenos baldios diminuiu 75% em toda a Estônia.

Não demorou para a notícia dessa ação se espalhar e inspirar todo o mundo. Foi assim que surgiu a ideia de fazer um evento anual ao redor do planeta. Afinal, todos os países são afetados pelo desperdício e alta produção de resíduos.

O World Cleanup Day, ou Dia Mundial da Limpeza, logo começou a fazer parte do calendário de diversos países. Com o trabalho de diversas ONGs ligadas à causa da sustentabilidade, se tornou a maior ação de limpeza do planeta.

No ano passado, por exemplo, foram mais de 17 milhões de pessoas envolvidas em mais de 150 países. Foram 36 horas de ações, começando no sul do oceano Pacífico e terminando no Havaí, nos Estados Unidos. A limpeza de 2018 ainda teve de enfrentar seis ciclones tropicais, guerras, conflitos e outros desafios.

Outra meta da ação é ultrapassar barreiras. Sejam elas físicas ou ideológicas, o evento quer desafiar as diferenças e unir diversos grupos com um único objetivo: a limpeza do nosso planeta.

O Dia Mundial da Limpeza no Brasil 

O Brasil também está envolvido no movimento de limpeza. Existem duas equipes nacionais relacionadas com o Dia Mundial da Limpeza: o Instituto Limpa Brasil e o projeto Teoria Verde. Além dessa ação, eles estão envolvidos em diversos projetos relacionados a sustentabilidade e educação ambiental.

Atualmente quase todos os estados brasileiros estão engajadas com a causa do Dia Mundial da Limpeza. No ano passado foram 363 cidades com mais de 100 mil participantes, que recolheram duas mil toneladas de resíduos em praias, rios, ruas, estradas, parques e cachoeiras. A meta brasileira para este ano é envolver mais de mil cidades e 500 mil pessoas. 

Absolutamente todo mundo pode participar, basta se cadastrar no site do Limpa Brasil. Você pode, inclusive, liderar um movimento na sua cidade ou bairro, caso não conste na lista de participantes. Quanto mais gente envolvida na causa, melhor! 

Como será o próximo Dia Mundial da Limpeza  

O próximo Dia Mundial da Limpeza está marcado para acontecer no dia 21 de setembro. Você pode participar desse evento de maneira particular, olhando para a sua vizinhança. Confira alguns locais que podem se beneficiar da sua atitude de buscar um mundo com menos poluição:

  • Lixeiras
  • Bueiros da sua rua
  • Terrenos baldios
  • Canteiro de flores
  • Praças
  • Parques
  • Rios
  • Lagos
  • Praias

De maneira indireta, você pode identificando locais sujos e ligar para a sua prefeitura para que ela faça a coleta, principalmente se for de resíduos de construção civil.

Uma outra alternativa, a organização oficial do evento disponibilizou um aplicativo para mapear áreas que precisam de limpeza. Então, se existe algum espaço na sua cidade que precisa de limpeza, você pode marcá-lo com o seu celular. Para saber mais sobre o evento, você também pode acompanhar o Instituto Limpa Brasil no Facebook e Instagram.

A Beegreen também faz a sua parte

No último verão, a Beegreen fez uma ação parecida como a do Dia Mundial da Limpeza. Nós lideramos uma coleta de resíduos nas praias do estado do Paraná, com o apoio da ONG Parceiros do Mar e da rádio Mundo Livre FM.

Os mutirões aconteceram no final de dezembro em várias praias do estado, entre Guaratuba, Praia de Leste e Matinhos. Tiveram pontos de concentração que foram se estendendo por até três quilômetros pela beira-mar

Com doze voluntários e diversos veranistas auxiliando com uma coleta manual, conseguimos recolher meia tonelada de lixo no litoral paranaense. E os resíduos que mais se fizeram presentes nesta coleta foram os plásticos descartáveis. 

E neste ano é claro que a Beegreen também vai fazer a sua parte no Dia Mundial da Limpeza no dia 21 de setembro. Acompanhe nossas redes sociais, Instagram e Facebook, para saber mais sobre as novidades do movimento. E mesmo quando não acontecem eventos mundiais, você também pode ajudar com ações sustentáveis dentro da sua casa. Afinal, a mudança de hábito começa por você.

Recommended Posts

Deixe um comentário