Criando uma Campanha de Conscientização:

O primeiro passo é o que conta

Quando falamos sobre sustentabilidade nas empresas, parece uma missão difícil de ser alcançada. Mas, o bacana é que é possível criar campanhas internas de conscientização com ações simples e práticas onde os funcionários irão levar o conhecimento e as boas práticas para toda a vida.

Para começar, é muito importante mapear os aspectos ambientais da empresa e o que é possível ser feito dentro dela para reduzir o desperdício e impactos ambientais. E são vários pontos a serem considerados, como:

  • A criação de uma política ambiental;
  • O uso de materiais de consumo (papel sulfite, copos descartáveis, etc);
  • A locomoção e transporte dos colaboradores;
  • A gestão dos resíduos;
  • A qualidade do ar;
  • A água e Luz;
  • Entre outros.

Após mapear os aspectos ambientais da empresa, é hora de pensar na comunicação interna. Esse tópico é muito importante, pois se está planejando uma campanha de conscientização, é preciso saber como comunicar aos funcionários as novas práticas adotadas e o que será esperado deles no dia a dia. Confira algumas dicas:

  • Criar um comitê de sustentabilidade entre setores (Marketing, Recursos humanos, Produção, etc);
  • Elaborar um cronograma de ações e distribuir tarefas para cada um da equipe;
  • Utilizar canais de comunicação (ex: uma newsletter semanal ou mensal com informações ambientais em geral e da empresa e até mesmo cartazes físicos em locais estratégicos)
  • Criar um Kit Funcionário Sustentável: presentear os colaboradores em datas comemorativas ou quando novos colaboradores entram na empresa faz parte da cultura brasileira. Neste kit, é importante conter itens que ajudem a empresa alcançar os objetivos da campanha de conscientização. Por exemplo, um copo reutilizável, um canudo de inox, uma caneca de porcelana, bloco de rascunhos e uma ecobag para evitar sacolas plásticas. Produtos personalizados ou padrão, a Beegreen pode te ajudar com estes itens – clique aqui para falar conosco. 

Kit Funcionário Beegreen

Aspectos Ambientais

Materiais de consumo

Como reduzir o uso do papel

Sendo um escritório, provavelmente há bastante uso de papel sulfite para impressão e escrita. E para economizar papel várias ideias possíveis de aplicar, como:

  • Controle de impressão: existem softwares que geram relatórios ao final do mês para você saber o quanto cada pessoa imprimiu;
  • Assinatura de e-mail: essa é famosa e antiga e funciona muito bem! Inclua ao final do e-mail, uma frase como “imprima somente se necessário”;
  • Impressão com rascunho: Ao lado da impressora, pode-se deixar uma caixa identificada para que os colaboradores possam deixar as folhas rascunhos para serem utilizadas em impressões informais por exemplo;
  • Bloco de rascunhos: é possível juntar as folhas de rascunho e levar em uma papelaria para cortar e encadernar ou até mesmo cortar na mão e grampear pequenos blocos para que os funcionários possam utilizar para escrever e rabiscar economizando assim, folhas de papel sulfite novas; 
  • Identificação na área da impressora: Informar os colaboradores sobre as boas práticas de impressão é muito importante. Portanto, crie um texto informativo e cole na área da impressora.

 

Copos descartáveis

Copos Reutilizáveis no Escritório

Você sabia que os copos plásticos descartáveis, amplamente utilizados nas empresas, são de difícil reciclagem? Em primeiro lugar, o valor de mercado é muito baixo (cerca de R$0,15 centavos por kg comercializado). Isso faz com que o copo seja rejeitado nos centros de reciclagem e acabam indo para aterros.

Mas você pode mudar essa realidade, reduzindo ou até mesmo eliminando o uso de descartáveis na empresa:

  • Presentear os colaboradores com canecas e copos reutilizáveis. Esses podem ser personalizados com a marca da empresa ou com estampa padrão, confira em nossa loja online as opções
  • Instituir o “Dia sem Copo Descartável”: Escolha junto com a equipe um dia em que não haverá copos descartáveis disponíveis próximos aos bebedouros e na mesa de café. Dessa forma, você pode incentivar os colaboradores a usarem seus próprios copos e canecas além de disponibilizar alguns copos para aqueles mais esquecidos. Com o passar do tempo, você pode instituir mais dias “sem copos” até a sua completa eliminação. A adesão no início pode ser difícil, mas com o tempo uma nova cultura é instituída dentro da empresa. 

 

A importância da Reciclagem

A reciclagem está ligada diretamente com o desenvolvimento sustentável, que engloba, não só o meio ambiente, mas também aspectos sociais e econômicos. Quando encaminhamos os resíduos de forma adequada, nós damos valor ao processo e ao material, o que causa a melhora nos índices de reaproveitamento, barateando o custo de produção e, consequentemente, estimulando ainda mais o crescimento dos índices de reciclagem. 
Mais algumas vantagens:

  • Diminuição do uso de fontes naturais, muitas vezes não renováveis como no caso dos plásticos; 
  • Redução da quantidade de resíduos que necessitam de tratamento final, como aterramento, ou incineração – contribuindo para a preservação do meio ambiente;
  • Queda da necessidade de novos insumos e extração de matérias primas, como o papel por exemplo, que exige o corte de mais árvores;
  • E muitas outras vantagens.

 

Transporte e Locomoção

Vá ao trabalho de bicicleta

Para que esse tema na campanha de conscientização funcione, é bem importante entender a forma de locomoção dos colaboradores, pois irá depender do ritmo de vida, localização até a empresa, fluxo da sua casa até o trabalho e disponibilidade de ônibus ou ciclovias. Entendendo estes aspectos, e você pode incentivar o uso de bicicletas e de carona solidária de algumas formas:

  • Instalar um bicicletário na empresa: esse é um ponto a ser considerado, pois demonstra que a empresa se preocupa com os colaboradores que optam por este meio de locomoção. Assim como, disponibilizar um chuveiro para aqueles que optarem por tomar uma ducha antes de iniciar sua jornada de trabalho.
  • Carona Solidária: muita gente acaba indo sozinha de carro para o trabalho e poderiam dar carona para seus colegas. É uma forma de diminuir a poluição do ar e também das pessoas economizarem com combustível e passagem de ônibus, dividindo os custos do transporte. Existem aplicativos que ajudam a organizar a carona ou você pode até mesmo fazer um formulário no Google Docs e ajudar a organizar. 
  • Uso do ônibus: Você pode ajudar seus colaboradores a irem de ônibus, compartilhando as linhas e horários disponíveis para chegar ao local de trabalho. 

 

Gestão dos Resíduos

Separe os Resíduos de Forma Correta

Saiba como separar os resíduos de maneira correta

Focar na gestão de resíduos auxilia seus colaboradores a entenderem melhor como funciona a separação garantindo maior sucesso em sua campanha. Pois, além de criar a conscientização, cria também uma cultura de responsabilidade que é levada para dentro de suas casas.

A legislação atual (Política Nacional de Resíduos Sólidos) estabelece algumas separações e as mais básicas que devem ser seguidas são:

  • Recicláveis: tudo que é resíduo seco de embalagens e material de consumo, como papéis, copinhos, garrafas plásticas, embalagens plásticas e etc. 
  • Não recicláveis: Pequenos fragmentos plásticos, papel higiênico, lenços umedecidos…
  • Orgânicos: restos de frutas, cascas, borra de café, entre outros.

Além disso, lembre de identificar as lixeiras e que as pessoas possuem dificuldade em entender onde cada resíduo vai. Portanto, é importante que as placas de identificação contenham uma lista do que pode e do que não pode ir em cada lixeira. Você pode criar esses materiais com a sua equipe de marketing ou fazer download grátis e imprimir adesivos prontos que a Beegreen disponibiliza neste link.

Obs.: Lembre de pesquisar com a prefeitura de sua cidade os dias e horários de cada coleta para que seus esforços não sejam em vão. A separação em 3 categorias é válida quando sua cidade possui coleta de Orgânicos separada da coleta dos Não Recicláveis ou quando a empresa possui uma composteira. Se não há essas duas opções, os Orgânicos vão junto aos Não Recicláveis.

Caso a empresa tenha espaço como um jardim ou área de serviço, é possível instalar uma composteira fechada para transformar em adubo inicialmente, a borra de café e as cascas de frutas que os colaboradores geram no dia a dia, pois são de fácil manutenção e não geram cheiro. Saiba mais aqui sobre como compostar.

Você conhece a Política dos 3Rs?

Essa medida foi criada com o intuito de incentivar pessoas através de uma campanha de conscientização interna da empresa ou governamental, por exemplo, a poluir menos o meio ambiente fazendo um consumo mais consciente e também por meio de um manejo sustentável dos produtos e materiais utilizados no dia a dia. O significado da sigla 3Rs é: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, pois acredita-se que é através desses 3 primeiros passos que teremos um meio ambiente mais preservado, afinal a geração de lixo pela sociedade será menor.
Os principais R’s

  1. Reduzir: significa a redução do lixo e da emissão de poluentes através de um consumo mais consciente, poupando também os recursos naturais. Ex: utilizar sacolas retornáveis ao invés de plásticas quando for fazer compras no mercado;
  2. Reutilizar: consiste na ação de reutilizar um produto e dar uma nova utilidade para algo que, normalmente, seria jogado fora. Ex: reutilização da água utilizada na lavagem de roupas para limpar a calçada;
  3. Reciclar: é a transformação de um produto que não pode ser mais utilizado em um novo produto ou matéria-prima. Ex: o plástico que pode ser derretido e usado para a fabricação de novos plásticos.

 

Qualidade do ar

Conheça quais plantas purificam o Ar no Ambiente de Trabalho

Sabemos que nas grandes cidades, a qualidade do ar não está tão boa por conta da poluição de carros e de indústrias. Portanto, oferecer um ambiente mais limpo e de bem estar, adotando o uso de plantas que filtram o ar, pode trazer resultados muito benéficos na saúde do ambiente e dos colaboradores.  

Algumas plantas que purificam o ar são:

  • Orquídeas;
  • Samambaias;
  • Dracena;
  • Ficus-Benjamina;
  • Aloe vera;
  • Gérbera;
  • Begônia-cerosa;
  • E muitas outras.

Água e Luz

Como reduzir o consumo de água na empresa

Sabemos que água e energia elétrica são essenciais para o dia a dia no trabalho. Mas há muito desperdício que podem ser contornados através da conscientização. Confira as dicas que preparamos para você:

Uso racional da água:

  • Colocar informativos nos banheiros sobre o uso racional da água;
  • Instalar torneiras que desligam sozinhas;
  • Na fase de construção, pode-se instalar um sistema de captação de água da chuva e alimentar as descargas evitando o uso de água potável;
  • Orientar a equipe de limpeza sobre regras de uso da água, principalmente de áreas externas quando usa-se a mangueira;
  • Usar lavadora de alta pressão para lavagem externa.

Uso racional da energia elétrica:

  • Instalar informativos sobre apagar as luzes do ambiente quando não se está usando;
  • Incentivar o desligamento ou descanso de tela dos computadores na hora do almoço;
  • Desligar impressoras, computadores e luzes ao final do expediente.

Sessão de cinema sustentável

Crie também sessões de cinema com documentários e filmes que auxiliem na conscientização sobre os aspectos ambientais em geral do planeta e faça um debate ao final. Isso também ajuda na produtividade dos colaboradores já que proporciona momentos de interação. Confira a lista que separamos para você:

  • O Sal da Terra (2014)
  • Home (2009)
  • Mission Blue (2014)
  • Trashed – Para Onde Vai Nosso Lixo (2012)

Uma super dica!

Nós disponibilizamos de maneira grátis, um acervo com mais de 40 materiais como cartazes, manuais e adesivos para auxiliar você e sua empresa nesta nova empreitada rumo à um ambiente de trabalho mais sustentável! Acesse e confira! 

Viu como é possível aliar a conscientização e sustentabilidade no dia a dia de uma empresa? Essas são algumas de várias formas que você pode incluir e fazer com que os colaboradores mudem seus hábitos através da conscientização para uma vida mais saudável e que afetará diretamente a rotina deles também dentro de casa.

Se você gostou da nossa dica, compartilhe com seus amigos e comente aqui se a sua empresa já faz a sua parte na busca de um mundo mais ecológico. ?

A Beegreen® é uma empresa B certificada, que desenvolve produtos e serviços que auxiliam pessoas, eventos, empresas e estabelecimentos a praticarem a sustentabilidade no dia a dia e a diminuírem hábitos nocivos ao meio ambiente.

Confira nossos produtos na Loja Virtual e siga nossas redes sociais, Facebook, Instagram e Linkedin, para saber de todas as nossas novidades. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os produtos

Precisa de Ajuda?